UFC obtém conceito 4 (bom) e se destaca em avaliação do Ministério da Educação

Imagem: A UFC integra os 14,8% de instituições de ensino superior brasileiras que obtiveram do MEC o conceito 4 (bom)Das 2.171 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), a UFC faz parte dos 14,8% de instituições de ensino superior (IES) brasileiras que obtiveram conceito 4 (bom). A maioria (57,7%) teve conceito 3, considerado satisfatório. Apenas 1,1% alcançou a nota máxima, 5 (excelente), todas no Sul e Sudeste. Os dados foram divulgados pelo próprio MEC.

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e no tocante à pós-graduação, é usada a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

O resultado contínuo de 352 no IGC coloca a UFC como a melhor do Ceará e a terceira melhor universidade da região Nordeste, atrás somente das federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pernambuco (UFPE), ambas também com conceito 4. Considerando o total das universidades brasileiras, é a 32ª com maior conceito, avançando uma posição do ano passado para cá. Entram no grupo de excelência do ensino superior brasileiro as instituições que atingem as faixas 4 e 5 do IGC.

GRADUAÇÃO – O CPC, também divulgado pelo MEC, é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso, dentre elas o conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos concluintes.

No caso da UFC, os cursos de Administração, Secretariado Executivo, Ciências Econômicas (Sobral), Psicologia e Ciências Contábeis obtiveram nota 4 (bom) no CPC. Já os cursos de Direito, Ciências Econômicas, Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda registraram conceito 3 (satisfatório). Nenhum curso na UFC teve nota 1 ou 2, consideradas insuficientes.

Fonte: Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9247