Cresce para 34,4% o percentual de cursos de pós-graduação da UFC com conceitos 5 e 6 da Capes

O resultado da avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de pós-graduação abre novas perspectivas para a UFC. De acordo com o resultado, o número de cursos que atingiu nota 6 mais que dobrou, passando de quatro para 10 ao longo destes três anos. A nota 6 significa que o programa alcançou grau de excelência com abrangência internacional.

Ao mesmo tempo, o número de cursos de pós-graduação que atingiu nota 5 (excelência com padrão nacional) passou de 20 para 22. Para o Reitor Jesualdo Farias, o resultado é reflexo do esforço da Universidade com a produção do conhecimento. De acordo com o Reitor, a expectativa é que a próxima avaliação seja ainda mais expressiva, em consequência dos investimentos da Universidade na pós-graduação e pesquisa. Ele destaca que, atualmente, 34,4% dos programas de pós-graduação da UFC se enquadram nos conceitos 5 e 6.

A Universidade também conseguiu reduzir de 13 para 10 o número de cursos com nota 3. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, o bom desempenho na avaliação da Capes tem consequências positivas práticas. Além de ganharem mais prestígio, os programas ficam aptos a alcançar patamar maior de financiamento junto aos órgãos de fomento à pesquisa. "A nota do curso do qual o professor faz parte sempre é levada em consideração. O resultado, com certeza, tem uma repercussão financeira nos projetos dos professores", afirmou.

O Prof. Gil ressaltou que o momento é de comemoração, mas, a partir de fevereiro de 2014, "a corrida recomeça". A Reitoria iniciará um ciclo de reuniões com todos os coordenadores de programas de pós-graduação para verificar detalhes sobre os relatórios de avaliação da Capes e identificar novos desafios. "Não há descanso. Vamos suar a camisa ainda mais", disse o Pró-Reitor.

Veja a avaliação comparativa de todos os programas clicando aqui.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331