Homenagens marcam o Dia do Engenheiro, Arquiteto e Ex-Aluno no CT

Imagem: Ao lado do Reitor Jesualdo Farias, o Prof. Lindberg (à direita) recebeu a Medalha Engenheiro Paulo de Frontin (Foto: Also Rodrigues)Autoridades acadêmicas, professores, ex-diretores, estudantes de graduação homenageados e seus familiares e, ainda, 12 membros da turma de Engenharia Civil da UFC formada em 1973, foram alguns dos convidados presentes na cerimônia de comemoração do Dia do Engenheiro, Arquiteto e Ex-Aluno, realizada na última quarta-feira (11), no Centro de Tecnologia (CT).

A tarde foi de homenagens aos universitários com o melhor índice de rendimento acadêmico do CT em 2013, aos 40 anos de atuação da Associação Técnico-Científica Eng. Paulo de Frontin (Astef), aos formandos de 1973 e ao Prof. Lindberg Gonçalves, um dos idealizadores e principais impulsionadores do curso de Engenharia Metalúrgica da UFC. Neste ano, ele foi escolhido pelo corpo docente do Centro de Tecnologia para receber a Medalha Engenheiro Paulo de Frontin.

O Prof. Lindberg é formado em Engenharia Civil pela UFC e possui o título de doutor e pós-doutor pela Universidade de Oxford. Conselheiro de diversas instituições renomadas e jornais científicos especializados, o pesquisador tem 42 anos de carreira acadêmica e recebeu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico há três anos.

Em seu discurso, ele agradeceu aos colegas pela indicação e relembrou as primeiras movimentações para a criação de um programa de pós-graduação em Engenharia de Ciência de Materiais, no início da década de 1990, que culminou na criação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais em 2005. "Devemos sonhar sonhos impossíveis, temos que ter em mente nossas utopias, que, com determinação, se tornam realidade. Digo mais uma vez: sonhe sonhos impossíveis", disse o professor.

CONQUISTAS - O diretor do CT, Prof. José de Paula Barros Neto, enumerou as conquistas do Centro neste ano, como a recente promoção do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental à categoria 6 (segunda maior) pela Capes, e a classificação do CT como o melhor do Norte e Nordeste a partir do resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no início deste ano.

"Aproveitamos para apresentar alguns desafios para o próximo ano: intensificaremos o processo de internacionalização do Centro de Tecnologia, a consolidação dos programas de pós-graduação e o reforço dos cursos de graduação. Trabalharemos diuturnamente para que a busca da excelência seja a marca registrada do CT", anunciou o diretor.

O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, enalteceu o crescimento da unidade acadêmica nas últimas duas décadas: o CT hoje conta com 12 cursos de graduação e nove de pós-graduação, sendo composto por um corpo docente de aproximadamente 200 professores, 80 servidores e 4.500 alunos. Segundo o Prof. Jesualdo, há 20 anos foram estabelecidas metas que hoje são realidade no Centro: "Nós projetamos um CT com professores doutores, cursos de projeção nacional, uma pós-graduação competitiva e prestação de serviços para a sociedade".

Além do Reitor e do Prof. Barros Neto, compuseram a mesa do evento: o Coordenador de Extensão do Campus do Pici, Carlos Almir Monteiro de Holanda; o Ex-Diretor do CT e fundador da Astef, Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira; e o representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Willame de Figueiredo.

Fonte: Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602