Reitor recebe equipe masculina de basquete campeã dos 61º JUB's 2013

Imagem: O time de basquete masculino da UFC ocupa o 7º lugar no Ranking da Confederação Brasileira de Desporto UniversitárioA equipe masculina de basquete da UFC, campeã da categoria na segunda divisão dos 61º Jogos Universitários Brasileiros (JUB's), foi recebida, na manhã do dia 12, pelo Reitor Jesualdo Farias para comemorar os resultados obtidos ao longo de 2013. O encontro contou com a presença do coordenador de Atividades Desportivas da UFC, Wildner Lins, e do técnico da seleção de basquete, Tancredo Menezes, além da equipe técnica e dos atletas vitoriosos.

O Reitor iniciou o encontro parabenizando os atletas e revelando a satisfação em receber "dentro de um curto prazo de investimento" resultados positivos obtidos pela equipe de basquete masculino em 2013. Ressaltando os crescentes investimentos na área do desporto com o aumento na oferta da Bolsa Atleta e reestruturação do parque desportivo, o Prof. Jesualdo Farias pontuou que o processo de investimento é irreversível, pois faz parte da política institucional da UFC. Jesualdo Farias destacou a importância em implantar uma resolução para que os alunos/atletas não sejam prejudicados em suas atividades acadêmicas ao representar a UFC nos diversos campeonatos.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFC

O coordenador de Atividades Desportivas, Wildner Lins, ressaltou que "a criação da Bolsa Atleta – com valor equiparado ao das bolsas do CNPq – foi uma ação de gestão desportiva pioneira dentro das instituições federais de ensino superior", colocando a UFC como referência para outras instituições públicas de ensino.

O capitão do time, Edgar Lassance, agradeceu o apoio da Universidade ao time e falou do papel do desporto no processo de integração social, que, dentro da UFC, "possibilita a construção de laços fraternos dentro das equipes e a construção de amizades sólidas entre estudantes oriundos das mais diversas realidades sociais", disse.

O técnico Tancredo Menezes desempenha suas atividades de forma voluntária e é um dos responsáveis pelo processo de reestruturação do basquete da UFC. De acordo com ele, "o título é reflexo do resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos". Ele apontou como objetivos para 2014 a vitória nos Jogos Universitários Cearenses (JUC's) e na primeira divisão dos JUB’s.

O time de basquete masculino da UFC figura hoje entre os 10 melhores times universitários do País, ocupando o 7º lugar no Ranking da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Neste ano, a seleção de basquete sagrou-se vitoriosa nos JUC's; obteve o vice-campeonato brasileiro (divisão única) de Basquete 3x3, ocorrido em Salvador (BA), e encerrou o ano com o acesso para a 1ª divisão do basquete universitário ao conquistar a vitória nos 61º JUB's.

Fonte: Wildner Lins, Coordenador de Atividades Desportivas – fone: 85 3366 7871