Mensagem do Reitor: UFC 59 anos – patrimônio que orgulha os cearenses

Imagem: Universidade Federal do Ceará completa 59 anos nesta segunda-feira (Foto: Jr. Panela)Criada pela Lei nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, a Universidade Federal do Ceará completou 59 anos nessa segunda-feira. A efeméride transcorre no momento em que nossa Instituição comemora os resultados da última avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que elevou o conceito de 17 dos nossos programas de pós-graduação.

Reflete-se, no desempenho dos cursos de mestrado e doutorado, a escalada qualitativa que a UFC experimentou nos últimos anos, justo quando se expandia, criando novos cursos, ampliando o número de vagas e levando o ensino superior de qualidade a todos os rincões do Ceará.

Desde que Martins Filho liderou o movimento pela criação da primeira universidade cearense, a UFC tem cuidado em aglutinar talentos e colocá-los a serviço da emancipação social e econômica do nosso Estado, seja pela formação de profissionais altamente qualificados, seja através da geração e transmissão de conhecimentos e da prestação de serviços à sociedade. Em quase seis décadas, ela preencheu os espaços onde se requeriam novas competências. Sem proselitismo, sem alarde, valorizou nossa cultura, disseminou ideias, defendeu ardorosamente a democracia, burilou uma nova mentalidade. E, assim, se tornou imprescindível.

Hoje, a Universidade Federal do Ceará é um orgulho para os cearenses, que aprenderam a amar e respeitar a sexagenária Instituição, nela reconhecendo seu mais precioso patrimônio material e imaterial.

Jesualdo Pereira Farias                 Henry de Holanda Campos
Reitor                                          Vice-Reitor