Pró-Reitor de Graduação da UFC é eleito presidente do Cograd

Imagem: Prof. Custódio Almeida é Pró-Reitor de Graduação da UFC (Foto: Jr. Panela)O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, foi eleito, na manhã do último dia 17, presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes (Cograd), ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O novo presidente foi formalmente apresentado à tarde no Seminário da Andifes, realizado em Brasília.

A eleição do Prof. Custódio Almeida aconteceu após dois dias de reunião do Cograd no Auditório do Anexo II do Ministério da Educação (MEC), na Capital federal. Assume como vice-presidente a Profª Claudia Raimundo Reyes, Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no estado de São Paulo. A gestão tem início hoje e segue até a próxima eleição, em 2 de dezembro de 2014.

O novo presidente do Cograd tem como pautas principais a intensificação da mobilidade acadêmica nacional e internacional e o estreitamento das relações com o MEC em relação à regulamentação dos cursos e também com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no que se refere ao financiamento da graduação.

"Além disso, vamos continuar trabalhando no constante aprimoramento do sistema ENEM/SiSU (Exame Nacional do Ensino Médio / Sistema de Seleção Unificada)", disse o Prof. Custódio sobre o processo de ingresso adotado em boa parte das instituições federais de ensino superior. O Cograd está presente ainda em várias comissões do MEC, como a que trata da revalidação de diplomas expedidos no exterior.

Docente há 20 anos do Departamento de Filosofia da UFC, o Prof. Custódio Almeida está à frente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC desde 2007. No Cograd, ele já era o titular da Coordenadoria Regional Nordeste. O Cograd foi criado em 2010 e é ligado à Andifes, a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. A Andifes tem como atual presidente o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9498