Estudante cria canal de informações sobre programa Ciência sem Fronteiras

Imagem: O blog criado por Amanda dá dicas sobre estudos fora do País (Foto: Ribamar Neto)Conhecer novos lugares, ganhar proficiência em um idioma, entrar em contato com diferentes culturas e experiências são alguns dos benefícios para os estudantes contemplados pelo programa Ciência sem Fronteiras. No entanto, para viver esse momento de aprendizado, além de um destacado desempenho acadêmico é preciso preparar-se e informar-se bastante. Como escolher uma universidade no exterior, onde estagiar e custos de vida estão entre as dúvidas mais comuns.

Com o intuito de auxiliar os estudantes que estão nesse preparatório, a graduanda Amanda Honório, do Curso de Ciências Biológicas da UFC, criou um blog com dicas sobre como vivenciar todas as etapas de estudos fora do País. "Fui em 2012 e passei um ano na Universidade de Jaen, na Andaluzia (Sul da Espanha) através do Ciência sem Fronteiras. Foi a primeira experiência tanto de morar sozinha quanto de morar fora. Pude participar de um projeto de pesquisa, escrevi um trabalho e também estagiei em uma grande empresa; foi essencial. Também consegui o diploma de proficiência em espanhol", comenta.

De volta ao Brasil, hoje cursando o oitavo semestre do curso, Amanda se dedica às atividades de conclusão de graduação e às atualizações do blog, página no Facebook e Twitter com dicas sobre a vida lá fora. "Falo sobre a minha vida e de outros colegas que estudaram comigo, pessoas de áreas diferentes. Além de dicas de como escolher a cidade que você vai morar, se deve fazer ou não estágio, custo de vida, também escrevo sobre o programa Ciências sem Fronteiras", afirma.

Fonte: Amanda Honório, estudante de Ciências Biológicas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.