Ouvidoria da UFC: um canal aberto para a comunidade

A comunidade acadêmica tem um canal disponível para enviar sugestões, reclamações, críticas e elogios relacionados a qualquer serviço da Universidade Federal do Ceará. Criada em 2003, a Ouvidoria tem a missão de fazer chegar aos setores competentes aquelas demandas e de também prestar informações à comunidade em geral.

O órgão funciona na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica), ao lado da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), e atende por telefone, e-mail ou pessoalmente, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. O ouvidor da UFC é o Prof. Agostinho Gósson, que cumpre mandato até 2015. O ouvidor é escolhido pelo Reitor e aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) para um mandato de dois anos, sendo renovável por mais dois.

Agostinho Gósson explica que a Ouvidoria recebe a solicitação do demandante e identifica o responsável capaz de fornecer uma resposta adequada à demanda. Esta é acompanhada pelo ouvidor, que cobra resultados em um prazo de 10 dias, acrescidos de mais 20, dependendo da situação. "O ouvidor é um mediador de conflitos e relações, mas não tem o poder de interferir na decisão", explica.

Em 2013, foram 1.135 pedidos atendidos e, neste ano, o atendimento varia de mês a mês, entre 90 e 170 pedidos. São demandas de rotina da administração universitária como estrutura física e gestão de pessoas. Prof. Agostinho Gósson explica que, em período de matrícula, seleção de bolsas e provas, existe uma demanda maior, a exemplo de alunos que pedem revisão de prova. O trabalho é realizado com sigilo da fonte ou anonimato, dependendo do caso.

Ouvidoria da UFC
Fones: 85 3366 7339, 3366 7344 ou 8776 0743