Documentário do Curso de Jornalismo mostra o cotidiano de dois paratletas cearenses

Imagem: "Percursos sem barreiras" mostra o cotidiano do paratleta Eron Souza (Foto: Divulgação)Fazer uma reflexão sobre o papel da instituição pública no desenvolvimento físico e social da pessoa com deficiência é a proposta do documentário Percursos sem barreiras, realizado pelo Curso de Jornalismo da UFC e exibido neste dia 16 de abril, às 18h.

O curta-metragem mostra parte do cotidiano de Jully Lima e Eron Souza, jovens que iniciam sua jornada no paradesporto cearense. Esportes coletivos, individuais e artes marciais fazem parte da rotina dos dois. Eles mostram que, com empenho e dedicação, é possível ter um alto rendimento nos esportes, apesar das dificuldades. A exibição do filme será no Auditório José Albano (Área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica).

Eron e Jully conheceram a maioria dos esportes que praticam graças ao Laboratório de Atividade Motora Adaptada e Percepção-Ação (Lamapa), desenvolvido pelo Curso de Educação Física da UFC. Um dos primeiros documentários realizados pelo Curso de Jornalismo, "Percurso sem barreiras" foi produzido de maneira independente, com câmeras semiprofissionais.

O projeto foi o único contemplado no 8º processo de seleção do Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo (InFormação), na categoria "O Esporte como fator de inclusão social". O programa é iniciativa da ANDI – Comunicação e Direitos, com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do projeto Jornalista Amigo da Criança, e recebe o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Mais informações na página do filme no Facebook.

FICHA TÉCNICA - gênero: documentário; duração: 15min19s; direção: Tamara Lopes; orientação: Profª Kamila Fernandes; coorientação: Profª Shirley Martins; edição e montagem: Marcos Antônio da Silva; trilha sonora: Marco Leonel Fukuda; arte: Ed Borges.

Fonte: Tamara Lopes, diretora do documentário – fone: 85 8684 4797