CNPq inscreve jornalistas para prêmio de divulgação científica

Imagem: Logomarca do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e TecnológicaO Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe inscrições, até 23 de maio, para o 34º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, edição 2014 ‒ Jornalista em Ciência e Tecnologia.

A documentação necessária para se candidatar ao Prêmio é a seguinte: ficha de inscrição preenchida; cópia do registro de jornalista do Ministério do Trabalho; currículo atualizado na Plataforma Lattes em 2014; justificativa que evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica; apresentação de cinco a 10 trabalhos, que podem ser enviados em originais ou cópias, sendo um exemplar de cada.

A divulgação do resultado será em feita pelo CNPq em 30 de junho de 2014, no site do Prêmio, onde é possível conferir todas as regras do concurso. A premiação será entregue na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Acre, no período de 22 a 27 de julho. O vencedor receberá R$ 20 mil, diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da cerimônia de premiação na Reunião Anual da SBPC.

SOBRE O PRÊMIO ‒ O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica foi criado em 1978 em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morreu em São Paulo, no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos de idade. O Prêmio, de caráter individual e indivisível, é atribuído em sistema de rodízio anual em três categorias. Este ano será para Jornalista em Ciência e Tecnologia.

Em 2015, está programado para a categoria Instituição ou Veículo de Comunicação e, em 2016, para a categoria Pesquisador e Escritor. Conforme a proposta do concurso, o objetivo é premiar profissionais, instituições ou veículos que, por suas atividades, tenham contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas da sociedade.

Fonte: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – site: www.premiojosereis.cnpq.br