Estudante de doutorado em Engenharia Química recebe prêmio na Espanha

Imagem: Cleiton Sousa dos Santos recebeu uma premiação internacional na cidade de Sevilha (Foto: Acervo pessoal)O estudante de doutorado José Cleiton Sousa dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, recebeu premiação internacional na cidade de Sevilha, na Espanha, durante congresso realizado entre os dias 7 e 10 de abril.

O aluno foi agraciado com o primeiro prêmio na Sessão Poster, ao apresentar o trabalho intitulado "Melhorando as propriedades catalíticas de lecitase imobilizada: modificação química com 2, 3,4-Trinitrobenzenesulfonate, etilendiamina ou glutaraldeído (Improved catalytic properties of immobilized lecitase: chemical modification with 2,3,4 trinitrobenzenesulfonate, ethylendiamine or glutaraldehyde).

Cleiton dos Santos é bolsista do CNPq no doutorado do tipo "sanduíche", desenvolvendo parte de sua pesquisa na UFC e outra parte no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica – ICP (Espanha). No país europeu, seu trabalho está sendo orientado pelo Prof. Roberto Fernández-Lafuente, referência mundial na área de otimização de biocatalisadores e bioprocessos enzimáticos.

No Brasil, o bolsista está vinculado ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBio), coordenado pela Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e também do Departamento de Engenharia Química da UFC.

A Profª Luciana Gonçalves afirma que o trabalho realizado por Cleiton dos Santos é de "excelente nível". Ela ressalta que o bolsista já submeteu três artigos para publicação em revistas de alto impacto na área de Engenharia Química, sendo que dois deles já estão publicados em plataforma on-line.

Luciana lembra ainda que o desempenho do bolsista despertou interesse por um convênio de Cotutela de Tese Doutoral do referido aluno, entre a Universidade Autônoma de Madrid - UAM (Espanha) e a UFC, que prevê que a defesa terá em sua banca orientadores das duas universidades e que o diploma de doutorado será emitido pelas duas instituições participantes.

Fonte: Profª Luciana Rocha Barros Gonçalves – fone: 85 3366 9611, ramais 214 e 219