Orientações a estudantes sobre matrícula para o período letivo 2014.2

O semestre letivo 2014.2 terá início no dia 28 de julho na UFC. Antes disso, os estudantes devem efetuar as etapas de matrícula. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta em relação a datas e procedimentos, de acordo com a situação do vínculo com a Instituição: aluno veterano, em mobilidade acadêmica ou novato.

VETERANOS - Os veteranos já podem conferir a oferta de turmas no semestre 2014.2, no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O período de matrícula curricular e institucional, via Internet e nas coordenações de cursos, ocorre de 15 a 17 de julho. Estudantes que tiveram seu pedido de reabertura de matrícula deferido deverão fazer sua matrícula neste mesmo período.

O ajuste de matrícula, que permite ao aluno a exclusão de disciplinas em que ele tenha se matriculado e a inclusão de outras, será nos dias 23 e 24, podendo ser feito tanto via Internet quanto nas coordenações de cursos.

Após esse período, ainda será possível se matricular em mais cadeiras, durante a matrícula em tempo real, que acontecerá nos dias 28 e 29 de julho, exclusivamente pela Internet. Por ser realizada em tempo real, o aluno saberá na hora se sua matrícula foi efetuada. A matrícula em tempo real, no entanto, não permite a exclusão de disciplinas.

MOBILIDADE - Alunos da UFC em programas de mobilidade acadêmica dentro do País deverão fazer a matrícula institucional pela Internet de 15 a 17 de julho para manter o vínculo com a Instituição. Já aqueles que estiverem em mobilidade internacional (como o Ciência sem Fronteiras) deverão efetuar a matrícula curricular normalmente, se estiverem retornando à UFC no semestre 2014.2. Mas, caso o semestre vá ser cursado no exterior, o aluno não deve fazer a matrícula e sim aguardar as instruções do programa na UFC.

NOVATOS - Ingressantes no segundo semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que solicitaram matrícula em qualquer uma das chamadas regulares ou convocação de Lista de Espera precisarão fazer a Confirmação Presencial de Matrícula na coordenação de curso no dia 24 ou 25 de julho.

A assinatura da Ata de Confirmação de Matrícula é a garantia da vaga na UFC. O aluno deverá levar o RG para conferência da assinatura. Após esse procedimento, ele será automaticamente matriculado em todas as disciplinas do primeiro período do curso. Mais informações podem ser obtidas no site do SiSU na UFC.

DÚVIDAS - Todas as datas importantes, inclusive em relação às matrículas, podem ser conferidas no Calendário Universitário. Aqueles que tiverem dúvidas sobre a matrícula podem consultar a seção de Perguntas Frequentes do site da Prograd.

Leia mais: Divulgado resultado de reabertura de matrícula para o semestre 2014.2

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9036