Campus do Pici recebe curso sobre realidade brasileira para a juventude camponesa

Acontecerá de 21 a 25 de julho, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o XIII Curso de Formação sobre a Realidade Brasileira para a Juventude Camponesa do Ceará. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT), do Departamento de Geografia, e do Núcleo de Estudos de Gênero, Idade e Família (NEGIF), ligado ao Departamento de Economia Doméstica, ambos da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Participam da iniciativa cerca de 350 jovens de assentamentos e comunidades quilombolas, indígenas e de pescadores.

O tema da formação deste ano é "Reforma Agrária Popular, Juventude e Território". Serão realizadas, pela manhã, mesas-redondas sobre a conjuntura e o papel da juventude no atual cenário de luta; luta por educação, cultura e território; extermínio e criminalização da juventude; e desafios da juventude na reforma agrária popular. No período da tarde, acontecerão oficinas e rodas de conversas sobre trabalho no campo; comunicação, arte e cultura; saúde e educação; militância; e identidades, direitos, gênero e sexualidade. As noites serão dedicadas às atividades culturais, por meio de espaços de socialização e vivências através da arte e da festa.

Segundo a Profª Maria do Céu, coordenadora do curso, a iniciativa dialoga com a proposta de educação política do reconhecido educador Paulo Freire. "A educação assim compreendida enfatiza a sociabilidade política e a cultura de resistência da juventude, que se constrói a partir das práticas cotidianas desses sujeitos sociais. Nesse sentido, o curso objetiva promover a formação política através de discussões acerca das problemáticas econômicas, históricas, sociais e culturais que afetam o viver no espaço agrário cearense, enfatizando a importância do papel da juventude na construção da reforma agrária popular no Brasil", esclarece.

O curso, que aconteceu pela primeira vez em julho de 2001 e está na 13ª edição, conta com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC. Também participam o Instituto de Cultura e Arte (ICA), o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), o Centro de Ciências e o Centro de Ciências Agrárias da UFC, além dos departamentos de Geografia, Zootecnia e Estatística da Instituição.

Outros apoios vêm da Defesa Civil do Estado do Ceará, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Instituto Terramar, CUCA-Barra do Ceará, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) e Associação Técnico-Científica Eng. Paulo de Frontin (Astef).

Fonte: Profª Maria do Céu, coordenadora do evento – fone: 85 9633 6131