Cuidado com e-mail fraudulento; não haverá recadastramento no ENEM

Uma falsa mensagem sobre a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem circulado na Internet, com o provável objetivo de roubar dados e instalar programas maliciosos em computadores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que não haverá nenhum recadastramento de participantes do ENEM. A autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela realização do exame, não emitiu qualquer nota referente ao assunto.

Alguns candidatos inscritos no ENEM receberam mensagens sobre erros no cadastro. "Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email @radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos (sic) quais o Governo Federal oferece a população", consta no e-mail.

No entanto, trata-se de e-mail criado por golpistas. A suposta nota oficial nº 12838-2014, sobre candidatos com erros no cadastro, citada na mensagem, não existe. Além disso, os golpistas usam o endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta em 2007 que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Como em diversos e-mails cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: "Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro".

Golpes parecidos com esse são frequentes na Internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abrir e-mails considerados suspeitos. As informações oficiais sobre o ENEM sempre devem ser consultadas no Inep.

ENEM NA UFC – O ENEM é indispensável para que os estudantes possam concorrer no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para o qual a Universidade Federal do Ceará oferta 100% de suas vagas da graduação presencial. Desde o ano passado, a Instituição utiliza o exame como critério único também para a admissão de graduados e transferidos de outras instituições de ensino superior, bem como no ingresso para os cursos semipresenciais.

Fonte: Divisão de Comunicação da Prograd/UFC, com informações da Empresa Brasil de Comunicação - fone: 85 3366 9219