Abertas inscrições para o III Seminário Internacional de Informação para a Saúde

Imagem: Logomarca do SinforgedsSerá realizado em Fortaleza, de 16 a 19 de setembro, o III Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds), cujo tema será "Ciência da Informação e Proteção da Documentação Sanitária na Sociedade Contemporânea". O evento, coordenado pelos professores Virginia Bentes e Henry de Holanda Campos, da UFC, objetiva promover discussões e ações que permitam aos participantes conhecerem e se apropriarem das tecnologias eletrônicas e digitais de informação e de comunicação, com vistas à promoção da saúde coletiva.

Também propiciará oportunidades e mecanismos de capacitação para que os participantes conheçam o processo de produção, organização, padronização, representação, disseminação e recuperação da informação nas organizações de saúde.

Durante todo o dia 16 de setembro, será realizado o credenciamento dos participantes e feita a entrega de material, no Departamento de Ciências da Informação da UFC (Av. da Universidade, 2762, bloco Ícaro de Sousa Moreira, Campus do Benfica). A abertura do Seminário se dará às 18h, no auditório da Reitoria, com conferência de representante do Ministério da Saúde.

Entre os palestrantes e debatedores que confirmaram presença estão: Ana Maria Malik, da Fundação Getúlio Vargas; Daniel Serrão, da Faculdade de Medicina do Porto (Portugal); Marta Sorribas Vivas, da Escola de Formação Profissional Sanitária (Barcelona); Zeny Duarte Miranda, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes, da Fiocruz; Francisco das Chagas de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Ricardo César Sant’Ana, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp de Marília-SP); Anderson Meneghini Capra, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (UFRGS); Alejandro Lopez Osornio, do Hospital Italiano de Buenos Aires; Arturo Conesa González, do Hospital Clínico de Barcelona; Rosa Estopa Bagot, do Instituto Universitário de Linguística Aplicada da Universidade de Pompeu Fabra (Espanha); e Sueli Gandolfi Dallari, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Estão convidados a participar pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de Ciência da Informação, Saúde, Direito, Informática e Gestão, bem como demais interessados. Mais informações podem ser obtidas no site do evento, onde estão abertas inscrições e os participantes poderão submeter seus trabalhos.

Fontes: Prof. Henry de Holanda Campos e Profª Virginia Bentes, coordenadores do III Sinforgeds – fone: 85 3366 7702 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.