Procurar no portal

Laboratórios são premiados em Londres por pesquisas sobre energias renováveis

Imagem: Os laboratórios pesquisam sobre a produção de biocombustíveis e biolubrificantes (Foto: Ribamar Neto)Dois laboratórios do Departamento de Engenharia Química da UFC foram premiados pela Rede Mundial de Energias Renováveis em congresso realizado, em Londres, no início deste mês. O Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL), fundado há 12 anos, e o Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes Prof. Ícaro de Sousa Moreira (NPL), criado em 2011, desenvolvem processos e métodos de avaliação para biodiesel e biolubrificantes a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais.

O destaque no Congresso Mundial de Energias Renováveis (World Renewable Energy Congress – WREC, ocorrido de 3 a 8 de agosto) foi o primeiro prêmio internacional recebido pelos dois centros de estudo.

A missão do WREC é alinhar esforços de laboratórios, agências, companhias e pesquisadores de todo o mundo no fomento e na difusão da aplicação de energias renováveis em vista da sustentabilidade ambiental. O coordenador do NPL e professor do Departamento de Engenharia Química, Célio Cavalcante, é membro do comitê do congresso e tem feito a mediação entre a UFC e a rede de pesquisa.

Imagem: Os laboratórios são vinculados ao Centro de Tecnologia (Foto: Ribamar Neto)Uma das aplicações dos biolubrificantes – um dos produtos patenteados por esses laboratórios – é em equipamentos de grande porte na indústria agrícola e naval. Já o uso de biocombustíveis em larga escala reduz a emissão de gases poluentes. Monitorar a qualidade das amostras de biodiesel através do programa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) é um dos objetivos atuais do LCL, enquanto os métodos e processos estudados no NLP seguem as demandas estratégicas da Petrobras na área.

O coordenador operacional do NPL é o Prof. Murilo Tavares Luna, cuja tese de doutorado foi voltada ao melhoramento de produtos para a indústria de petróleo e bioderivados. O pesquisador destaca que os projetos e a produtividade do grupo na área foram critérios para a concessão do prêmio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300