Empossados 71 servidores de todos os campi da UFC

Imagem: Auditório da Reitoria ficou lotado para a cerimônia de posse dos 71 novos servidores (Foto: Arlindo Barreto)O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, empossou e deu as boas-vindas a 71 servidores (entre docentes e técnico-administrativos) que passam a compor o quadro de profissionais da Instituição. A cerimônia de posse ocorreu na tarde desta quinta-feira (21), no Auditório da Reitoria. Em seu discurso, o Reitor destacou o fato de haver servidores nomeados para todos os campi da UFC no Estado – em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús -, o que denota a expansão da Instituição.

"É muita alegria saber que estamos consolidando esse momento que leva conhecimento e educação de qualidade a todo o Ceará", enfatizou o Prof. Jesualdo. Entre os servidores, que lotaram o auditório junto com familiares e amigos, o clima era de celebração pelo ingresso na Universidade. Pessoas como o jovem Hudson Pereira, novo assistente administrativo do Campus de Crateús. "É uma grande satisfação e uma oportunidade de dar um retorno do conhecimento que adquiri aqui da UFC", comemora Hudson, que é também estudante do Curso de Ciências Contábeis.

Outra que estava exultante com a conquista era a nova professora do Departamento de Patologia e Medicina Legal, Diane Cavalcante. "Como estudei aqui, sempre lembrava da UFC como uma alma mater. Então, é uma grande satisfação estar voltando para onde me formei", frisa a docente, acrescentando que sua expectativa é crescer junto com a Universidade.

Dirigindo-se aos servidores, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, salientou que a entrada de novos profissionais é "um momento marcante, de renovação, em meio às grandes transformações que vêm ocorrendo na educação nacional" e, além disso, uma etapa de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para os novos integrantes da UFC.

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, falou sobre a forte expansão da Instituição nos últimos anos (Foto: Arlindo Barreto)FORTE EXPANSÃO – Após cumprimentar cada um dos novos servidores, o Reitor discorreu acerca da imensa estrutura que a UFC oferece à comunidade universitária, alavancada pelo forte crescimento que vem ocorrendo e que tende a se manter nos próximos anos. Ao final deste ano, segundo ele, entre 800 e 850 servidores, nas categorias de docentes e técnico-administrativos, terão sido empossados só em 2014. Com os recém-ingressos, a Universidade já conta com 1.837 professores efetivos, sendo que 74% são doutores e 22% são mestres. Os técnico-administrativos já totalizam 3.439. A comunidade acadêmica como um todo, incluindo estudantes, professores, técnico-administrativos e funcionários terceirizados, chega a mais de 50 mil pessoas em todo o Estado.

INTERIOR – Exemplo maior desse crescimento são os campi da UFC no Interior do Estado, para onde foram vários dos servidores empossados hoje. Prof. Jesualdo Farias lembrou a importância que esse processo representa. "Por muito tempo a UFC foi vista como elitista, porque os estudantes do Interior não podiam vir estudar na Capital e nem mesmo vir fazer o vestibular, porque não tinham condições", lembrou o Reitor, para a seguir emendar: "Agora, a Universidade Federal do Ceará é, de fato, do Ceará, porque está alcançando várias áreas do Estado". Desse modo, concluiu, mais jovens têm acesso à educação de qualidade em suas próprias regiões, ajudando no desenvolvimento dos seus municípios de origem e do Estado.

Acesse a lista completa dos servidores empossados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332