Entregue título de Professor Emérito ao físico Francisco Alcides Germano

Imagem: Prof. Francisco Alcides Germano recebe homenagem das mãos do Reitor Jesualdo Farias (Foto: Arlindo Barreto)O Prof. Francisco Alcides Germano, o mais novo integrante da galeria dos Professores Eméritos da Universidade Federal do Ceará, afirmou, em seu discurso durante a solenidade na qual recebeu a honraria, que "a UFC não me deve esta homenagem. Já recebi dela, durante o período em que nela trabalhei, um retorno inestimável". O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (21), no Auditório da Reitoria (Campus do Benfica).

O homenageado citou as oportunidades que teve de, no programa de aperfeiçoamento do pessoal da Universidade, viajar ao exterior "por períodos longos, um benefício marcante em minha vida e na dos meus familiares, algo muito difícil de obter de outra forma". Apontou, ainda, o convívio do dia a dia na Instituição, quando sempre contou "com o respeito e a amizade dos membros da administração, dos colegas e servidores, sobretudo com quem mais interagi: os do Centro de Ciências, especialmente no Departamento de Física, do Centro de Tecnologia e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura", complementou.

"Toda vez que lhe é dada oportunidade para reconhecer o mérito de um dos seus quadros, a UFC se regozija, tendo em vista que um de seus fundamentos é a meritocracia", admitiu o Reitor Jesualdo Farias em sua fala de homenagem ao Prof. Alcides Germano. Disse mais que na Instituição se distinguem "os atributos do saber, da competência intelectual, da curiosidade científica" e é "por isto que o Prof. Francisco Alcides Germano está aqui, recebendo o mais alto galardão que a Academia reserva para seus próprios membros".

RITUAL – Presidida pelo Reitor da UFC, a mesa dos trabalhos estava formada pelo Senador José Pimentel, pelo Prof. Lindberg Gonçalves, pelo Diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. José de Paula Barros Neto, e pela Capitã Andréa Vieira de Melo, representando a 10ª Região Militar. Após receber o título, o homenageado passou, também, a compor a mesa.

Imagem: Prof. Francisco Alcides Germano é aplaudido ao chegar em solenidade no auditório da Reitoria (Foto: Arlindo Barreto)A solenidade segue um protocolo que tem início com a entrada, em cortejo, dos professores com veste talar, que tomam assento no auditório. Em seguida, o Reitor convoca dois professores para trazer o homenageado – que permanece no hall – até o auditório. Na noite de ontem, os escolhidos foram o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil Aquino, e o Diretor do Centro de Tecnologia, José de Paula Barros Neto. A cerimonialista procede à leitura do currículo e o Reitor faz a entrega do título ao agraciado.

CONVIVÊNCIA – Autor da proposta de concessão da honraria, o Prof. Lindberg Gonçalves, atual Diretor do Campus de Russas, foi o primeiro orador da noite e enfatizou, no pronunciamento, os quase 50 anos de convivência que mantém com o Prof. Alcides Germano. Destacou pontos de seu currículo, como o fato de ter sido o primeiro Ph.D. em Física da UFC e o primeiro de todo o Nordeste, e observou que, apesar de ter tido diversos convites de outras Universidades Brasil afora, o Prof. Alcides Germano nunca pensou em deixar o Ceará. Concluindo, enfatizou: "A Universidade tem muito o que lhe agradecer. Fique certo que você é merecedor do título".

Imagem: Prof. Alcides Saldanha discursa durante entrega do título de Professor Emérito (Foto: Arlindo Barreto)RECORDAÇÕES – Admitindo que desde o anúncio da homenagem, seu espírito se viu invadido por uma avalanche de reflexões, entre elas o desassossego pela formalidade e por ser o protagonista do evento. Confessou a timidez, recordando sua chegada a Juazeiro do Norte, em 1967, quando voltou dos Estados Unidos com o título de doutor e foi recepcionado com festa. "Naquele tempo o doutoramento era um acontecimento bem mais raro. Tive de dizer algumas palavras e não gostei do discurso, o que levou minha mãe a comentar: ‘É, meu filho, você vai ter de aprender a falar’. Essa timidez, no entanto, não impede de me sentir extremamente lisonjeado", complementou.

PRIVILÉGIO – "É um privilégio trabalhar para a Universidade reconhecida pela sociedade como uma das mais sérias instituições deste País. Esse ambiente de trabalho me proporcionou uma vida simples, mas plena para mim", disse o Prof. Alcides Germano, antes de agradecer à família, aos colegas de trabalho, aos servidores e aos amigos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332