Ciência sem Fronteiras abre chamadas para graduação-sanduíche em 21 países

Imagem: Logomarca do Ciência sem FronteirasO programa Ciência sem Fronteiras (CsF) está com novas chamadas abertas para graduação-sanduíche em 21 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O período de inscrições vai até 29 de setembro para as chamadas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204. Estas correspondem aos editais dos seguintes países: Estados Unidos (duas chamadas), Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria e Canadá.

Já para as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, as inscrições vão até 30 de setembro. Estas são relativas a Polônia, Austrália (duas chamadas), Bélgica (duas chamadas), Canadá (duas chamadas), Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia e Reino Unido. O próprio CsF disponibilizou uma página na Internet com instruções sobre as inscrições.

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão obter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos; e ser homologado pela Instituição de Ensino Superior (IES) de origem (mérito acadêmico).

É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa. Aos alunos da área de saúde, é preciso verificar as exigências específicas de cada uma das chamadas. Há chamadas para países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico e há chamadas que aceitarão somente alunos do ciclo básico. Alguns países não aceitarão alunos da área da saúde.

NA UFC – No caso da UFC, é necessário que o candidato tenha Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) geral de, pelo menos, 6.0. Segundo o Prof. Tito Lívio, titular da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), é importante que os estudantes leiam todo o edital das chamadas que lhes interessarem e as orientações específicas para alunos disponibilizadas pela CAI, para que sua candidatura seja homologada pela UFC e ele continue no processo após realizar a inscrição pelo site do CsF.

Além da leitura das orientações, o aluno deverá preencher o formulário disponibilizamos junto a elas antes de entregar ao coordenador do seu curso as cópias dos materiais alimentados na plataforma do CsF.

Cada coordenador de curso de graduação, por sua vez, também deverá fazer uso das orientações e do formulário que lhe cabem, para fazer chegar até a CAI as listas de candidaturas.

BENEFÍCIOS – A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudos no país de destino. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet. Com informações do site do Ciência Sem Fronteiras.

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333

UFC é a 10ª instituição do País em bolsas do programa Ciência Sem Fronteiras