CASa divulga programação para o mês de setembro

Imagem: Prof. Jorge Bento, da Universidade do Porto, é palestrante da CASa de Filosofia (Foto: Divulgação)A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) – programa de formação docente da UFC – terá um mês intenso de atividades em setembro. Entre elas, a palestra "Estado de desassossego: instrução e funcionalização versus formação", do Prof. Jorge Olímpio Bento, docente catedrático da Universidade do Porto (Portugal). Ele será o convidado da CASa de Filosofia, que acontecerá na próxima segunda-feira (8), às 14h30min, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Licenciado em Educação Física pelo antigo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) de Lisboa e doutor em Pedagogia pela Ernst-Moritz-Arndt-Universität de Greifswald (Alemanha), o Prof. Jorge Bento concentra sua área de ensino principalmente em assuntos relacionados à pedagogia do desporto. Autor de mais de 20 livros, alguns deles publicados no Brasil, é um dos maiores defensores do desporto com base em pensamentos filosóficos sobre ideais, princípios e valores.

Também será realizada em setembro mais uma edição da CASa de Religião, já nesta terça-feira (2). O Pe. Domingos Cunha, da Comunidade Católica Shalom, irá falar sobre “Eneagrama e o autoconhecimento na perspectiva cristã”, a partir das 14h, na Sala de Seminários da Prograd. Autor de cinco livros e fundador do Instituto Eneagrama Shalom, Cunha aprende e ensina Eneagrama desde 1995, assessorando cursos no Brasil e em Portugal, onde nasceu, em diversas áreas de aplicação, desde o ambiente empresarial ao universo religioso.

Já CASa de Ciência promoverá palestra sobre "Energia e Poluição Atmosférica" no dia 17, às 14h30min, também na Sala de Seminários da Prograd. O evento será com a Profª Mona Lisa Moura Oliveira, doutora em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (2009). Integra o Laboratório de Conversão Energética e Emissões Atmosféricas (Laceema), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), sendo co-fundadora do Grupo de Pesquisa Energia, Ambiente e Poluição Atmosférica.

Em setembro, a CASa de Artes apresenta a "Primavera de Pianos – Recital com Karina Toleno e Michele Lucena", no dia 27, às 18h, no palco principal do Theatro José de Alencar. Karina Toleno e Michele Lucena iniciaram os estudos na Casa de Vovó Dedé e são, atualmente, alunas do bacharelado em piano da Uece e participam do projeto de extensão "Piano na Casa de Vovó Dedé" da UFC. O recital é uma parceria da Casa de Artes da UFC com a Casa de Vovó Dedé, a Associação de Amigos de Piano do Ceará (Apice) e o Theatro José de Alencar.

OUTRAS ATIVIDADES – A "Ambiência de Aprendizagem Cooperativa" acontecerá no dia 15 de setembro, a partir de 14h30min, na Sala de Seminários da Prograd, com a presença do pedagogo e teólogo Hermany Rosa Vieira, mestrando na Faculdade de Educação (Faced) da UFC e atual diretor da Divisão de Aprendizagem Cooperativa.

No dia 22 de setembro, às 9h, também na Sala de Seminários da Prograd, haverá mais uma edição do "Encontro de Docência", com o Prof. Fernando Lincoln Mattos, do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual). No mesmo dia, às 14h30min, será realizado o “Diálogos sobre a UFC” com o Prof. Elvis Matos, que apresentará a Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, no auditório da Prograd.

A CASa promoverá ainda mais uma edição do Mentores de Docência, nesta sexta-feira (5), e uma outra CASa de Religião no dia 30, além de dois Espaços Temáticos, eventos em que professores participantes da CASa apresentam resultados de suas pesquisa, e diversas Ambiências Temáticas. Para conferir a programação completa em detalhes e se inscrever nas atividades, basta acessar o site da CASa.

Fonte: Divisão de Formação Docente (CASa) – fone: 85 3366 9218