Reitoria da UFC sedia nova edição da Meditação da Lua Cheia no domingo (7)

No próximo domingo (7), a partir das 20h, acontece a edição de setembro da Meditação da Lua Cheia, iniciativa na linha da cultura de paz, realizada em Fortaleza numa parceria entre a organização internacional Arte de Viver e o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. O evento ocorre simultaneamente em 15 cidades brasileiras, sempre aberto ao público e gratuito. O encontro local será no jardim interno da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

A prática é conduzida pela Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver. Ela possui doutorado em Educação pela UFC e formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia.

Para participar, não é preciso ter experiência. A Profª Rejane explica que na Meditação da Lua Cheia a prática é guiada, o que facilita a vivência para os iniciantes. O Iefes disponibiliza colchonetes, mas quem desejar pode levar o seu ou mesmo um tapete, uma manta ou canga. Usar roupas leves e confortáveis é outra recomendação que ela faz.

POR QUE MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA? - Segundo Rejane Barontini, a ciência demonstra que a lua exerce efeito nas marés e em toda a água do planeta. Como o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, também recebe influência desse astro. Além disso, desde a Antiguidade diversos povos buscam se harmonizar entrando em contato com as forças da natureza. Essa harmonização individual é potencializada quando a meditação é feita em grupo. "É benéfico não só para os praticantes, mas para todo o ambiente ao redor", afirma.

No Brasil, a Meditação da Lua Cheia é realizada mensalmente em Alphaville (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Indaiatuba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro capital (Arpoador, Barra da Tijuca, Tijuca), Salvador (Pituba, Porto da Barra, Imbuí e Villas), São Paulo capital (Parque do Ibirapuera, Praça Pôr do Sol e Mirante de Santana), Santos (SP), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).

SAIBA MAIS - A organização The Art of Living (Arte de Viver) foi criada na Índia, em 1981, pelo líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz Sri Sri Ravi Shankar. Atua em 152 países, promovendo ações humanitárias e educacionais voltadas para o controle do estresse e prestando serviços sociais. Em Fortaleza, encontros dos integrantes da Arte de Viver acontecem todas as semanas no Instituto Roda da Vida (Rua Carlos Vasconcelos, 919, Aldeota).

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533