Reitoria da UFC sedia o Planeta Medita 2014 na manhã deste domingo (21)

Imagem: Planeta Medita 2014 acontece no jardim da Reitoria A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de setembro como Dia Internacional da Paz. Pelo sexto ano consecutivo, a organização Arte de Viver, criada na Índia pelo pacifista e mestre espiritual Sri Sri Ravi Shankar, realiza nessa data o evento Planeta Medita. Trata-se de "uma poderosa meditação global pela paz simultaneamente em mais de 100 cidades no mundo".

Em Fortaleza, a iniciativa tem parceria com a UFC, por meio do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes). O encontro terá início às 10h, no jardim da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). É gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada.

"Meditação, bhajans (cantos), ioga, exercícios de respiração, poesia e danças circulares estão na programação para criar uma onda de paz no mundo", informa a vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Barontini, que também está na coordenação geral do evento. Ela ressalta que a meditação será guiada, o que facilita a prática para iniciantes. O encontro será uma oportunidade também para congregar pessoas que já praticam meditação e realizam ações pacifistas em Fortaleza.

Para participar do Planeta Medita em Fortaleza basta comparecer usando roupas leves e confortáveis e levar uma toalha, canga ou tapete de ioga. Além disso, em nível mundial, a Arte de Viver estruturou o evento de tal forma que quem não puder ir aos locais de realização poderá participar pela Internet acessando worldpeacemeditation.org.

MEDITAÇÃO E SAÚDE – Para meditar, a Arte de Viver e o Iefes ensinam uma técnica simples e ao mesmo tempo profunda que tem o poder de liberar corpo e mente do estresse, da ansiedade e do cansaço, aumentando o relaxamento, bem-estar e energia. Estudos demonstram também que a prática da ioga e técnicas de respiração geram ainda mais benefícios, auxiliando na eliminação de toxinas do organismo e deixando as pessoas mais produtivas e felizes.

Segundo dados da Arte de Viver, na edição do ano passado, o Planeta Medita reuniu "mais de 150 mil pessoas, de diferentes origens e culturas". Neste ano, no Brasil, além de Fortaleza, o evento ocorrerá em Aracaju (SE); Recife (PE); Salvador (BA); Brasília (DF); Niterói, Rio de Janeiro e Visconde de Mauá (RJ); e Campinas, Indaiatuba, Santos, São Paulo (SP). Pelo mundo, algumas das cidades que promoverão o evento são Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Madri (Espanha), Nova Delhi (Índia), Moscou (Rússia) e Cairo (Egito).

Serviço:
Planeta Medita 2014 – Fortaleza
Quando: 21 de setembro
Onde: jardim da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Quanto: grátis

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533