Procurar no portal

Tecnologia para o tratamento do câncer é um dos destaques de hoje (18) no III Sinforgeds

Imagem: Câncer de pele é um dos mais comuns no Brasil; tecnologia para tratamento tem avançado (Foto: Agência Brasil)O III Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds), evento organizado pela UFC, prossegue até amanhã (19) com conferências e oficinas feitas por especialistas que se destacam – até internacionalmente – em suas áreas de estudo. Na manhã desta quinta-feira, um dos destaques foi a palestra do Prof. Josué Mendes Filho, do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, sobre "Tecnologias emergentes e tratamento do câncer".

Já a partir das 14h30min, outro destaque da programação é o Prof. Francisco das Chagas de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina), com palestra sobre "A ética no tratamento, representação e organização da informação". Devido a um imprevisto, a Profª Sueli Gandolfi Dallari, cuja presença havia sido anunciada, não poderá participar do evento.

E às 18h, Daniel Serrão, da Faculdade de Medicina do Porto (Portugal), membro da Academia Pontifícia para a Vida e conselheiro do Papa Francisco, discutirá "Informação em Saúde: memória exterior na moderna sociedade complexa", na conferência de encerramento do Seminário. 

O Seminário tem como público-alvo gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciências da Saúde, Computação, Letras, Tecnologia da Informação, Comunicação e Informática. As atividades se realizam no Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380, Meireles).

Completando a programação, acontecem nesta sexta-feira (19), no Departamento de Ciências da Informação (Av. da Universidade, 2762, Benfica), diversas oficinas. A programação completa do Sinforgeds pode ser vista no site do evento

Imagem: Prof. Josué Mendes Filho, da Pós-Graduação em Física, é um dos participantes (Foto: Jr. Panela)ABERTURA – O III Sinforgeds teve início no último dia 16, no Auditório da Reitoria da UFC, com a conferência da jornalista Fabiana de Araújo Costa, mestre em Saúde Coletiva e Coordenadora da Gestão de Conhecimento e Tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). Na solenidade de abertura se apresentou o grupo Convite, formado há 10 anos, sempre com alunos do curso de Biblioteconomia, que declamou um cordel sobre "Seu" Lunga, personagem do anedotário popular cearense.

A Profª Virginia Bentes, Coordenadora do Seminário, dizendo-se emocionada, agradeceu a muitos que contribuíram com a realização do Sinforgeds – professores, alunos, bolsistas –, aos conferencistas de países como Portugal, Espanha e Argentina, que aceitaram o convite, e à UFC, na pessoa do Vice-Reitor Henry de Holanda Campos.

"A Universidade precisa de pessoas motivadas e inquietas como a Profª Virginia Bentes", afirmou a Diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes, que na ocasião representava o Reitor Jesualdo Farias. A mesa que dirigiu os trabalhos de abertura do evento foi formada pela Profª Sueli Maria Araújo, da Pró-Reitoria de Administração, e pelo Chefe do Departamento de Ciências da Informação, Prof. Tadeu Feitosa. 

Veja mais detalhes sobre a abertura do Sinforgeds

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300