Alunos de Medicina realizam o Teste do Progresso no dia 8 de outubro

Imagem: Alunos de Medicina da UFC no Hospital Universitário Walter CantídioA segunda edição do Teste do Progresso, avaliação que mede o nível dos alunos de nível superior em Medicina ao longo da graduação, será realizada no próximo dia 8, das 14h às 18h. Será aplicado nas salas e auditórios da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC. Não é necessário inscrição, pois todos os graduandos em Medicina da Instituição estão automaticamente inscritos.

O teste ocorrerá, simultaneamente, nos cursos de Medicina da UFC em Fortaleza e Sobral, na Universidade Federal do Cariri (Barbalha), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Christus (Unichristus) e Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A avaliação possui 120 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, abordando situações clínicas esperadas para a formação do médico generalista. O aluno terá quatro horas para resolução do teste.

TESTE DO PROGRESSO  Organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abmem), o teste do progresso é uma avaliação anual para todos os alunos de Medicina, que mede os conhecimentos dos alunos e seu progresso ao longo do curso. Além disso, é utilizado para diagnosticar deficiências ao longo da estrutura curricular. A prova ajuda ainda a orientar e ajustar estratégias de aprendizado, pois permite avaliações específicas de conteúdos curriculares e a detecção de dificuldades pedagógicas ou estruturais do curso.

Em 2013, com o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), foi criado o Consórcio Interinstitucional Nordeste para a realização do Teste do Progresso, constituído por Escolas Médicas do Nordeste, sob coordenação da Faculdade de Medicina da UFC.

A primeira edição do Teste do Progresso para os alunos de Medicina da UFC ocorreu no ano passado. De acordo com a Diretora da Faculdade de Medicina da UFC e Coordenadora do Consórcio Interinstitucional Nordeste para o Teste de Progresso, Profª Valéria Goes, a logística envolveu, somente em Fortaleza, mais de 30 professores e ocupou oito auditórios e salas de aula da Famed.

Mais informações sobre o Teste do Progresso podem ser obtidas com a direção da Famed-UFC, pelo telefone 85 3366 8001, ou com a coordenação do Curso de Medicina da UFC, pelo fone 85 3366 8004.

Fonte: Faculdade de Medicina da UFC – fones: 85 3366 8001 / 3366 8003