Pró-Reitorias lançam manuais e mostram avanços em planejamento e gestão

Imagem: Reitor comandou reunião com pró-reitores na auditório da Reitoria (Foto: Ribamar Neto)Um total de 15 manuais institucionais, que sistematizam detalhes sobre procedimentos estratégicos da UFC, foi produzido nos últimos meses na Instituição – mais um sinal de avanço do processo de planejamento almejado pela UFC. Todo o conhecimento disperso que existia na Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra) e nas pró-reitorias de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas agora está organizado nos 15 volumes, disponíveis para consulta da comunidade no site da Pró-Reitoria de Planejamento.

A iniciativa representa ganhos importantes para a UFC: primeiro, porque dá visibilidade à padronização das atividades administrativas da Instituição; segundo, porque, ao difundir essas informações, facilita o cumprimento rigoroso dos processos, dando mais confiabilidade às operações internas; e, finalmente, porque confere mais transparência ao modo de funcionamento da Universidade.

O resultado do trabalho de produção dos manuais foi apresentado, na manhã desta terça-feira (23), durante encontro do qual participaram o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e dezenas de gestores da Instituição, no auditório da Reitoria. A elaboração dos manuais foi coordenada pela empresa de consultoria Deloitte, em parceria com mais de 40 servidores da Universidade. O desafio, a partir de agora, é universalizar a visão dos procedimentos e acompanhar a atualização desse trabalho. "Precisamos estar atentos à institucionalização dos nossos processos. Com a ampliação da cultura de planejamento, com o uso de fluxuogramas, metas, check lists, podemos blindar a Universidade de todo tipo de problema", afirmou o Prof. Jesualdo.

Os 15 manuais produzidos somam-se ao trabalho da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que, de forma semelhante, em 2011, deu início à organização de um robusto documento de 671 páginas contendo especificações de todos os seus processos. A tarefa agregou estudantes de várias áreas do conhecimento e contou com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento.

PRÓXIMOS PASSOS – Cumprida a primeira etapa, a UFC irá trabalhar para que o conteúdo dos manuais seja usado na prática. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) irá formar uma rede de "agentes internos", que, por sua vez, buscarão difundir a cultura da gestão de processos na Universidade. A expectativa é de que, em 2015, 150 agentes sejam formados. Outro objetivo é promover avaliações de resultados com mais frequência e estabelecer padrões de prazos para atividades na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331