Procurar no portal

Lançado 1º edital de seleção de propostas para professor titular livre da UFC

Imagem: Reitor Jesualdo Farias assina edital para contratação de professor titular livre (Foto: Guilherme Braga)O Reitor Jesualdo Farias assinou hoje (21) o primeiro edital de seleção de propostas para vaga de professor titular livre da UFC. As propostas devem ser apresentadas pelos coordenadores dos programas de pós-graduação à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), no período de 21 a 30 de outubro. São ofertadas quatro vagas entre os programas de pós-graduação stricto sensu da UFC com conceitos 5 e 6 da CAPES.

A contratação de professor titular livre é uma das 25 ações presentes no Plano de Melhorias da Pós-Graduação, que foi lançado ontem (20). De acordo com Jesualdo Farias, o plano é fruto do diálogo do Reitor e Vice-Reitor com os coordenadores dos cursos de pós-graduação. "Um dos itens que eu considero mais importantes é a contratação de professores de altíssimo nível para fortalecer a linha de fronteira em alguns programas ou ainda criar linhas específicas de pesquisa para fortalecer a pós-graduação", explicou.

A seleção se dará por meio do Edital nº 4/2014, e as propostas serão analisadas por uma comissão de especialistas designada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, composta por professores bolsistas de produtividade do CNPq. O envio das propostas pelos programas deve ser feito exclusivamente via Internet, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os resultados serão divulgados no site www.prppg.ufc.br a partir de 05 de novembro.

De acordo com o Reitor, já existe a política de professores visitantes, mas constata-se a necessidade de uma ação continuada com contratação de professores efetivos. "E todos os professores selecionados deverão dar aulas na graduação. Nenhum professor será exclusivo da pós-graduação", destacou.

A resolução que norteará o concurso para provimento do cargo de professor titular livre foi aprovada ontem, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). As vagas foram aprovadas em projeto de lei que designou 2.500 vagas para serem distribuídas em todas as universidade brasileiras. Já foram distribuídas 150, sendo quatro para a UFC. De acordo com o Reitor, a expectativa é de que, no total, a UFC receba em torno de 25 vagas.

Estiveram presentes na ocasião da assinatura do edital o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Serafim Ferraz, e o Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, Nonato Lima.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300