Procurar no portal

Livro Medicina Respiratória conquista 2º lugar no Prêmio Jabuti

Obra do Prof. Marcelo Alcântara Holanda, da Faculdade de Medicina da UFC, em parceria com o doutor Carlos Alberto de Castro Pereira, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), o livro Medicina Respiratória conquistou o 2º lugar do Prêmio Jabuti. A publicação concorreu na categoria Ciências e Saúde e, além de uma completa análise de diagnósticos e tratamentos dos males respiratórios e pulmonares, contempla questões relevantes como as características da população brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Brasil, as doenças respiratórias são responsáveis por aproximadamente 16% de todas as internações, sendo 50% delas devido à pneumonia. Em grupos mais vulneráveis como as crianças, as doenças respiratórias compreendem mais da metade das internações hospitalares. Diante da importância da disseminação da assistência de qualidade a esses pacientes, os autores do livro Medicina Respiratória apresentam informações até então dispersas na literatura médica, facilitando o aprendizado e a atualização de especialistas e acadêmicos. Para a elaboração dos dois volumes da obra, que conta com 183 capítulos e 1.637 páginas, os editores dispuseram da colaboração científica e editorial de 216 profissionais médicos da área, todos eles de notório saber.

"É uma satisfação e uma honra muito grande receber o prêmio, que considero um dos mais importantes dentro da literatura nacional. É muito bom ver o reconhecimento de uma obra que demandou tanto esforço e contou com a colaboração de tantos profissionais. O livro traz um compilado de pneumologia bastante abrangente e é uma obra que serve para alunos da graduação até profissionais da área", declarou o Prof. Marcelo Alcântara.

O Prêmio Jabuti é o mais importante evento literário do Brasil. A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores acontecerá em 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Com informações da assessoria da Editora Atheneu

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 85 3366 7332 / e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300