Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Gestão se encerra hoje (31) com exposições de 10 gestores

Fica encerrado às 18h de hoje (31) o Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Gestão da UFC, que teve início quarta-feira (29), na Casa de José de Alencar. Na manhã de hoje, fizeram exposição das atividades de suas respectivas unidades os dirigentes do CT-Infra, Memorial da UFC, Coordenadoria de Assuntos Internacionais, Museu de Arte (MAUC) e Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte).

Os trabalhos da tarde começaram com exposição dos gestores da Casa de José de Alencar, seguidos do titular da Casa Amarela Eusélio Oliveira. A seguir, estão previstas as explanações da Imprensa Universitária, Editora da UFC e Comissão de Ética. O encerramento se dará com a fala do Reitor Jesualdo Farias e do Vice-Reitor Henry Campos.

O que está sendo feito pela Auditoria Interna foi exposto pela Auditora Maria Glicia Santiago, que fez um resumo das ações empreendidas pelo setor que dirige e assegurou que em 2015 vai ampliar o raio de trabalho, no sentido de, cada vez mais, dar apoio às diversas unidades da UFC.

CONCURSOS – Maria de Jesus de Sá Correia, da Coordenadoria de Concursos, mostrou como a CCV atua para seleção de servidores técnico-administrativos para os campi da UFC e até para a Universidade Federal do Cariri. Destacou a sintonia existente entre sua coordenadoria e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Falando sobre a seleção para as Casas de Cultura da UFC, mostrou números: em 2014-1 foram 5.031 inscritos,  e em 2014-2, foram 3.474 inscritos. Disse ainda que a CCV passou a ser responsável, também, pelos Testes de Nível, que neste ano ofertaram 801 vagas e receberam 2.011 inscrições.

Maria de Jesus Correia entende que deve ser eito um realinhamento do conteúdo das provas de seleção para as Casas de Cultura para atender o público atual. As CC foram criadas para atender candidatos que concluíam o curso fundamental, mas hoje o perfil dos candidatos mudou e está bem mais elevado. Finalizou sua exposição falando da participação da CCV no Enem, tanto na produção de itens para as provas, como na fiscalização dos dois dias de concurso.

ACESSIBILIDADE – A Profª Vanda Leitão, da Secretaria de Acessibilidade, reconheceu que as ações de acessibilidade foram ampliadas, mas admite que não é fácil "fazer com que o outro se incomode, desperte, para a necessidade de práticas inclusivas". Lamentou que algumas obras da UFC sejam concluídas e apresentem falha de acessibilidade e queria que fosse formada uma equipe para acompanhar essas obras. O Reitor Jesualdo Farias pediu a palavra e disse que não haveria necessidade de criar essa equipe, porque seria da obrigação da Superintendência de Infraestrutura fiscalizar se a Lei da Acessibilidade estaria sendo cumprida e cobrar  seu cumprimento nas obras em andamento.

Elogiando a disposição de toda a equipe da Secretaria, a Profª Vanda informou que as metas para 2015, entre outras, são: criar a Divisão de Tradutores e Interpretes de Libras/Língua Portuguesa; criar projeto de tutoria para acompanhamento pedagógico e atualizar o cadastro de pessoas com deficiência.

PROCESSOS – O Procurador Federal junto à UFC, Dr. Paulo Antonio de Menezes Albuquerque,  citou a fundamentação jurídica que assegura a atuação da Procuradoria Federal (Lei nº 10.480/2002), cujas atividades são de consultoria e assessoramento jurídico à Administração Superior. Em 2013 a Procuradoria atuou em 5.017 processos administrativos,  e neste ano, em 5.199. Para 2015 é uma das suas metas a formação de banco de dados sobre ações de servidores em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

HOSPITAIS – A palestra do Prof. Luciano Moreira, Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC-Ebserh, encerrou os trabalhos do Seminário, na tarde de ontem (30). Ele fez um rápido histórico das dificuldades enfrentadas pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand e destacou que as duas unidades são centros de referência para a formação de recursos humanos, assim como desempenham importante papel no sistema SUS.

Citou os concursos realizados por meio da Ebserh para preenchimento de 1.920 vagas para os dois hospitais, cujos selecionados começaram a ser chamados em agosto último, por grupos de 250 aprovados. Lamentou que dos 250 convocados, assumiram apenas 163 em agosto; 171 dos 250 chamados em setembro e espera que os 250 que serão convocados em novembro, assumam todos.

Ressaltou ainda o Prof. Luciano Moreira a criação de Residência Multiprofissional que estimula o desenvolvimento de linhas de pesquisa de interesse do Sistema Único de Saúde.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Profissional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332