Ex-aluno da UFC ganha prêmio internacional em visualização de dados

Imagem: Professor Cláudio SilvaO pesquisador Cláudio Silva, ex-aluno da UFC, foi o vencedor da Visualization Technical Achievement Award 2014, uma das mais importantes premiações mundiais na área de visualização de dados, oferecido pelo Institute of Eletrical and Eletronical Engineer’s (IEEE), em Paris.

O prêmio, anunciado na última terça-feira (11), é um reconhecimento pelos avanços que suas pesquisas provocaram na área de computação geométrica para visualização e no desenvolvimento do sistema de exploração de dados VisTrails. A ideia de visualização de dados está em franca expansão, principalmente com a popularização do conceito de Big Data.

Cearense, Cláudio Silva formou-se em Matemática pela UFC, em 1990, e fez doutorado pela Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, nos Estados Unidos, em 1996. Atualmente, é professor de Engenharia e Ciência da Computação da Escola Politécnica de Engenharia de Nova York e um dos líderes do Centro para Ciência Urbana e Progresso (CUSP, na sigla em inglês) de Nova York. É coautor de mais de 200 artigos científicos e 11 patentes nos Estados Unidos.

O trabalho de Silva tem a colaboração de outra pesquisadora também formada pela UFC: Juliana Freire, graduada em Ciências da Computação em 1991 e, atualmente, professora de Ciências da Computação da Politécnica de NY. A Profª Juliana ganhou reconhecimento pelo desenvolvimento de uma ferramenta de busca para a chamada Deep Web, a Internet profunda. O sistema chegou a ser matéria do jornal The New York Times.

Cláudio Silva mantém intensa colaboração com a UFC. Pelo menos uma vez por ano, visita os departamentos de Matemática e Computação da Universidade, trabalhando em parceria com os respectivos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa das áreas. A colaboração se dá na forma de apoio a alunos em doutorados-sanduíche e em projetos de pesquisa na área de computação gráfica e visualização de dados. Recentemente, o Prof. Silva foi coautor de artigos com os professores Emanuele Santos (Computação) e Esdras Soares (Matemática), dos departamentos de Computação e Matemática, respectivamente, da UFC.

Fonte: Profª Emanuele Santos, do Departamento de Computação da UFC – fone: 85 3366 9847