Escola de Saúde Pública sedia discussões sobre Bioética e Diplomacia em Saúde

Com a presença do seu coordenador, o pesquisador José Paranaguá Santana, foi aberto na manhã desta segunda-feira (24), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), o Ciclo de Debates promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), evento que tratou sobre "Cooperação Sul-Sul, complexo econômico-industrial da saúde e bioética". A temática é inédita no meio acadêmico e atual nas relações entre as nações e fomenta as discussões do Ciclo, realizadas mensalmente com a participação de pesquisadores e gestores que se destacam nas áreas de estudo do Nethis.

A Superintendente Adjunta da ESP, Isabel Cristina Cavalcanti, saudando os presentes, ressaltou o fato de a reunião deste mês acontecer em Fortaleza. Disse que o fato se torna mais relevante tendo em vista estar sendo realizada "nesta Escola, pensada e criada com o objetivo de formar, qualificar e acolher profissionais de saúde".

Os painéis, apresentações e debates em plenário acontecem durante todo o dia de hoje (24), sendo encerrados, às 17h, com o lançamento do livro Segurança Alimentar nos Países de Língua Portuguesa, de Luiz Eduardo Fonseca e Denise de Oliveira e Silva, ambos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Integrantes da mesa que dirigiu os trabalhos se manifestaram a respeito do encontro, como o médico Carlile Holanda Lavor, da Fiocruz no Ceará, destacando a construção da sede da Fundação no Estado; e o Prof. Luiz Odorico Monteiro Andrade, da Faculdade de Medicina da UFC, afirmando que o Ceará está na rota da cooperação internacional, destacando a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município de Redenção.

A UFC foi representada pela Profª Andréa Silva Walter Aguiar, da Pró-Reitoria de Extensão, que já participa de um dos Ciclos de Debates, na Universidade de Brasília (UnB), e lembrou que a Instituição é integrante ativa das discussões do Nethis. Pela Unilab, estava presente a Profª Lorita Pagliuca.

O contexto institucional do Nethis inclui a Fiocruz, por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris); a UnB, pela cátedra Unesco de Bioética e pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética; e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) no Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3336 7332