Livro comemorativo aos 50 anos do Cetrede será lançado hoje (25), na Reitoria

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à UFC que oferece programas de qualificação, profissionalização e especialização de recursos humanos, completa seu cinquentenário neste ano e, em comemoração, lança também hoje (25) o livro Cetrede – 50 anos promovendo educação e cidadania. O lançamento será às 19h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853). Participarão do evento o Reitor Jesualdo Farias e o Diretor do Cetrede, Francisco de Assis Lima.

Organizado pelo jornalista e assessor de Comunicação Institucional da UFC, Prof. Italo Gurgel, o livro percorre toda a história do Cetrede, instalado em 1964, por meio de um convênio entre a UFC, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Até o ano de 1971, o Cetrede funcionou sob a tutela da OEA. A principal missão do Centro era preparar profissionais técnicos para fomentar o desenvolvimento industrial da região Nordeste. Assim, foram formados 200 técnicos de 19 países da América Latina e Caribe. Após período de intenso aprendizado, esses profissionais deixavam Fortaleza habilitados para elaborar os projetos de desenvolvimento industrial e modernização agrícola, necessários ao desenvolvimento de seus países.

"Decorridos 50 anos de sua criação, o Cetrede segue hoje ampliando suas ações nos campos da capacitação, pesquisa e consultoria, exercendo também relevante papel na divulgação da produção científica e cultural da Universidade Federal do Ceará, instituição à qual está vinculado desde seu nascimento", diz trecho do livro. Mais informações sobre o evento de lançamento pelo telefone 85 3214 8200.

Fonte: Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) – fone: 85 3214 8200