Cetrede comemora 50 anos com lançamento de livro e revista e homenagens

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias disse que o Cetrede chega aos 50 anos acompanhando o ritmo de crescimento da UFC (Foto: Ribamar Neto)O Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) escreve, há 50 anos, uma legenda de compromisso com o Ceará e o Nordeste. Começou a atuar quando o Estado apenas engatinhava no terreno da industrialização, beneficiando-se dos primeiros resultados de empreendimentos surgidos, havia pouco tempo, como a Chesf, Sudene, Banco do Nordeste e Universidade Federal do Ceará, afirmou o Diretor-Executivo da entidade, Francisco de Assis Melo Lima, durante solenidade comemorativa do cinquentenário, realizada na noite de ontem (25), no auditório da Reitoria da UFC.

Lançamento de livro e revista que narram a trajetória da instituição e entrega de placas homenageando seus ex-diretores fizeram parte da cerimônia comemorativa. Receberam a honraria Pedro Evaldo Schramm, diretor de 1973 a 1979; José Franácio de Castro, de 1979 a 1984; Almir Fernandes Távora Filho, de 1985 a 1988; José Jackson Albuquerque, de 1988 a 1990; José Nelson Espíndola Frota, de 1990 a 1991; Faustino de Albuquerque, de 1991 a 1999; e Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra, de 1999 a 2003. Eles são os diretores da fase brasileira do Cetrede, tendo em vista que foi criado em 1964.

Confira outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Também receberam homenagem o economista e professor Paulo Roberto Pinto, cujo trabalho pela criação do Cetrede foi enfatizado em todos os pronunciamentos da noite, assim como João Gonçalves de Sousa, então chefe do Departamento de Cooperação Técnica da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ao discursar, o Prof. Paulo Roberto Pinto relembrou os que com ele lutaram para fundar e trazer o Cetrede para o Ceará (concorriam para tê-lo como sede países como Peru e Chile e outros estados brasileiros) e assegurou que participar de "festa tão grata, em meio a tantos amigos" o faz acreditar "na grandeza da espécie humana".

Imagem: O público lotou o auditório da Reitoria para acompanhar a solenidade (Foto: Ribamar Neto)O convênio que deu origem ao Cetrede tinha 11 laudas datilografadas, estampando no alto da primeira página o brasão da OEA e a denominação oficial e completa do documento: "Convênio entre o Governo dos Estados Unidos do Brasil e o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos sobre o estabelecimento e execução do projeto 209 do Programa de Cooperação da Organização dos Estados Americanos". A "certidão de nascimento" está descrita no livro organizado pelo jornalista Italo Gurgel, lançado ontem (25).

DESCOBERTAS – Ao falar sobre a missão de preparar o livro do cinquentenário do Cetrede, Italo Gurgel assegurou que, estando na UFC desde a década de 1980, e em razão da vinculação da Universidade com o Cetrede, "mantive estreita colaboração com os sucessivos diretores, participei de várias missões ao lado deles e julgava conhecer de perto aquela casa. Ledo engano", admitiu o jornalista. E acrescentou: "tive ocasião de palmilhar todos os espaços do Cetrede, vasculhar sua história, me inteirar de sua real dimensão como Centro voltado para a formação e capacitação de profissionais. E foi uma inopinada descoberta", reconheceu o organizador.

INTERIORIZAÇÃO – O Reitor Jesualdo Farias, em seu pronunciamento, fez o que chamou de "registro oportuno", lembrando que o Cetrede veio "se somar a iniciativas como o Projeto Morris Asimow e o Programa de Educação Agrícola, propiciando os primeiros passos na interiorização da UFC, através de projetos de extensão". Disse ainda que "é fácil enxergar na família Cetrede um forte espírito de pertencimento, um indisfarçável orgulho em vestir a camisa da instituição" e que essa "é a matéria-prima do sucesso do Centro de Treinamento e Desenvolvimento, que chega aos 50 anos consolidado, forte, autônomo, acompanhando, em perfeita sintonia, o ritmo de crescimento da UFC e compartilhando nossos mesmos ideais de contribuir para a redenção socioeconômica do Estado e da Região".

Imagem: O Diretor-Executivo do Cetrede, Prof. Francisco de Assis Melo Lima, saudou ex e atuais funcionários da instituição (Foto: Ribamar Neto)Para o Prof. Melo Lima, ocupar a direção do Cetrede no ano do seu cinquentenário "é uma contingência histórica que me enche de orgulho e que energiza meu sentimento de responsabilidade", afirmou. Sua fala foi permeada de agradecimentos a todos que contribuíram e contribuem para a grandeza da instituição, citando nominalmente cada um dos colaboradores.

A mesa principal da solenidade teve a seguinte formação: o Reitor Jesualdo Farias; o Diretor-Executivo do Cetrede, Francisco de Assis Melo Lima; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Prof. René Barreira; o jornalista Italo Gurgel; e o Prof. José Jackson Albuquerque (coordenador das comemorações do cinquentenário).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332