Conselho Universitário aprova proposta pela criação da Medalha UFC 60 anos

Imagem: Sessão extraordinária do Consuni aprovou a criação da Medalha UFC 60 anos (Foto: Ribamar Neto)Foi aprovada por unanimidade, em sessão extraordinária do Conselho Universitário na tarde de quarta-feira (26), a proposta de Resolução que cria a Medalha UFC 60 anos, em homenagem ao aniversário de criação da Universidade Federal do Ceará.

A medalha, que será confeccionada em bronze ou metal cromado, terá em uma das faces o brasão da Universidade e será entregue pela primeira vez no dia 16 de dezembro, às 9h, em solenidade no auditório da Reitoria, dando início à programação comemorativa dos 60 anos da Instituição. Nessa data, em 1954, o Presidente Café Filho sancionou a Lei que criou a UFC. Os festejos serão encerrados no dia 25 de junho de 2015, quando se completam os 60 anos da sessão de instalação da UFC, realizada no Theatro José de Alencar.

As primeiras Medalhas, acompanhadas de diploma alusivo, serão entregues aos ex-Reitores Martins Filho (in memoriam), Fernando Leite (in memoriam), Walter Cantídio (in memoriam), Pedro Teixeira Barroso (in memoriam), Paulo Elpídio de Menezes Neto, José Anchieta Esmeraldo Barreto, Raimundo Hélio Leite, Antônio de Albuquerque Sousa Filho, Roberto Cláudio Frota Bezerra, Renê Teixeira Barreira, Luís Carlos Uchôa Saunders e Ícaro de Sousa Moreira (in memoriam).

O relator do processo de criação da Medalha, o atual Reitor, Prof. Jesualdo Farias, informou aos conselheiros que até junho do próximo ano a honraria deverá ser entregue a integrantes da comunidade universitária e pessoas jurídicas, aprovadas pelo Conselho Universitário.

MÉRITO ADMINISTRATIVO – Foi incluído na pauta da sessão de hoje (26) o processo que concede a Medalha de Mérito Administrativo ao servidor Francisco Ferreira Neto, da Pró-Reitoria de Administração, relatado pela Profª Denise Correa, Pró-Reitora de Administração. Após ser aprovado por unanimidade, conselheiros reafirmaram a justeza da homenagem ao servidor que completa 40 anos de efetivo exercício na UFC.

Exaltaram a competência e dedicação de Neto – como é chamado pelos colegas – o Prof. Ciro Nogueira, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; o Prof. Lindberg Gonçalves, Diretor do campus de Russas; e a Profª Denise Correa, acrescentando que Francisco Ferreira Neto, até aquele momento, não tinha conhecimento de que estava sendo alvo de homenagem. Disse ainda que "nunca presenciara uma satisfação tão grande de servidores", ao subscreverem a proposta que estava naquele momento sendo votada no Consuni.

Fonte: Secretaria Executiva do Consuni – fone: 85 3366 7340