Mostra retrospectiva apresenta produção do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC

Imagem: Cena do curta "Como o vento", de 2014 (Foto: Divulgação)A linguagem audiovisual, contemplada pela programação do Festival UFC de Cultura desde seu início, estará presente na atual edição por meio de mostra retrospectiva do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade. Criada em 2010, essa graduação tem apresentado produção profícua, e diversos filmes dirigidos por estudantes matriculados ou egressos do curso seguem sendo selecionados e premiados em festivais no Brasil e no mundo afora.

Na Mostra de Cinema do VII Festival UFC de Cultura, serão exibidos ao longo dos cinco dias de evento 30 curtas-metragem, finalizados e lançados nos anos de 2011 a 2014. Alunos do curso estiveram envolvidos em todas as etapas, como roteiro, produção, direção e montagem.

Na programação, estão filmes premiados e exibidos em diversos festivais, como Mauro em Caiena, de Leonardo Mouramateus (melhor curta-metragem no 35º Festival Cinéma du Réel – França); Tenho um dragão que mora comigo, de Wislan Esmeraldo (selecionado para a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes e para o FestCurtasBH) e Monja, de Breno Baptista (selecionado para a IV Janela Internacional de Cinema do Recife e premiado no 10º Festival Noia do Audiovisual Universitário).

PROGRAMAÇÃO – No dia 1º de dezembro, o público poderá conferir os curtas Presídio, de Victor Costa Lopes; Europa, de Leonardo Mouramateus; Jaime, de Luciana Vieira; Manumissão, de Mariana Nunes; Monja, de Breno Baptista, e Casarão, de Mariana Mori. Já na terça-feira (2), serão exibidos A namorada do meu pai, de Luciana Vieira e Lara Vasconcelos; Londres querida, parte um, de Victor Costa Lopes e Priscilla Durigan; i-drome, de Fernando Pires; Azul piscina, de Tarcísio Rocha Filho; Quando a minha sexta-feira é melhor que a sua, de Lílian Cunha, e Charizard, de Leonardo Mouramateus.

Imagem: Cena do curta "Tenho um dragão que mora comigo", de 2013 (Foto: Divulgação)O terceiro dia é reservado aos filmes O chão que não te dei, de Daniel Filipe; Monólitos, de Mariana Nunes e Ludymylla Lucena; Romance de minha vida, de Breno Baptista, Samuel Brasileiro e Victor Costa; Vailamideus, de Ticiana Augusto Lima; Cidade postal, de Clara Bastos, Tarcísio Rocha Filho e Victor Costa Lopes, e Mauro em Caiena, de Leonardo Mouramateus.

Na quinta-feira (4), os curtas veiculados serão A cabine telefônica, de Luciana Vieira; Tenho um dragão que mora comigo, de Wislan Esmeraldo; Eugênia no espaço, de Juliana Siebra e Henrique Gomes; Eis que se desata, de Lohayne Lima, Mariana Mori e Renata Lima Holanda; Duas cartas, de Helena Lessa e Jorge Polo, e Lagoa Remix, de Leonardo Mouramateus.

Encerram a mostra Cenário, de Carol Veras, Felipe Gurgel, Mariana Lage e Régis Cunha; Mixtape dois irmãos, de Henrique Gomes e Juliana Siebra; Ninguém inventou isso, fui eu que inventei, de Camilla Osório, Breno de Lacerda, Hamille Bezerra, Letícia Lenz e Thais Oliveira; Mais uma história de amor sem título, de Grenda Lisley; Como o vento, de Fernanda Brasileiro, e A era de ouro, de Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos. Todas as exibições acontecem no Auditório da Reitoria a partir das 14h e têm acesso livre.

O Festival UFC de Cultura é uma realização da Universidade Federal do Ceará e da ONG Universos, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Coelce. Confira a programação em detalhes no site do Festival, no Facebook e no perfil do evento no Twitter.

Mostra de Cinema do VII Festival UFC de Cultura
Data: 1º a 5 de dezembro, das 14 às 16h
Local: Auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853 – Benfica)
Acesso grátis

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.