Cientista da Universidade de Leipzig palestra no Campus do Pici sobre armazenamento de energia

Imagem: O Prof. Roger Gläser, Diretor do Instituto de Tecnologia Química da Universidade de Leipzig, na Alemanha (Foto: Divulgação)Nesta quarta-feira (3), às 10h, o Centro de Tecnologia da UFC recebe o Prof. Roger Gläser, Diretor do Instituto de Tecnologia Química da Universidade de Leipzig, na Alemanha. O cientista apresentará pesquisas avançadas em armazenamento de energia termoquímica desenvolvidas nos últimos 15 anos, em conferência aberta ao público no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Alternativas que reduzem a perda de calor captado a partir da luz solar e da energia eólica serão o foco da palestra. A utilização de materiais nanoporosos em dispositivos, como o que é feito com o mineral zeólito em processos industriais de grande escala e a técnica de armazenamento de energia solar a baixas temperaturas, tecnologia aplicada no aquecimento de prédios, serão detalhados pelo palestrante.

Na Universidade de Leipzig, o Instituto de Tecnologia Química, chefiado por Gläser, é um dos centros de estudo ligados à Faculdade de Química e Mineralogia, instituição com mais de 300 anos de história. Neste Instituto, algumas das linhas de pesquisa são em Polímeros, Engenharia de Reação Química e Adsorção, esta última é área comum ao Departamento de Engenharia Química da UFC, que possui o Grupo de Pesquisa em Separação por Adsorção (GPSA), em atuação há 10 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602