Estudantes da UFC são premiadas com estudo sobre a pobreza no Ceará

As estudantes Andréa Ferreira e Joyciane Vasconcelos, do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER) da UFC, conquistaram o primeiro lugar na premiação de trabalhos acadêmicos do X Encontro Economia do Ceará em Debate, evento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), ocorrido na última segunda-feira (8).

O trabalho vencedor foi orientado pelos professores Jair Andrade Araujo e Guaracyane Campelo. Alunos e docentes integram o Núcleo de Estudos sobre Economia Aplicada, Pobreza e Desenvolvimento, do MAER.

Intitulada Pobreza multidimensional no Ceará, a pesquisa teve como objetivo apresentar novas perspectivas para a compreensão da pobreza. Os autores utilizaram uma metodologia alternativa de medir a multidimensionalidade da pobreza, utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).

Os resultados das seis dimensões analisadas revelaram uma redução na proporção de pobres multidimensionais da população cearense de 28,23%, em 2006, para 24,48%, em 2012. Para as análises isoladas das regiões metropolitana, urbana e rural, verificou-se que a pobreza foi mais intensa na região rural.

Fonte: Prof. Jair Andrade Araujo, do Departamento de Economia Agrícola – fone: 85 3366 9716