Primeiro Censo Penitenciário do Ceará tem lançamento nesta sexta-feira (12) na Reitoria

Imagem: A pesquisa foi realizada em unidades prisionais de todas as macrorregiões do Estado do Ceará (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)Quem é o preso do Ceará? Esse questionamento motivou a realização de pesquisa que resultou no primeiro Censo Penitenciário do Estado do Ceará. Nesta sexta-feira (12), publicação com os dados será lançada às 10h, no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica), em Fortaleza.

O trabalho foi realizado numa parceira entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e a UFC, por meio do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), com acompanhamento da Profª Celina Lima; do Laboratório Cearense de Psicometria (Lacep), coordenado pelo Prof. Walberto Santos; e do Núcleo de Psicologia do Trabalho (Nutra), que tem como coordenador o Prof. Cássio Braz Aquino. O LEV é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e o Lacep e o Nutra, ao Departamento de Psicologia.

A Profª Celina, que integra a coordenação do LEV, ressalta que se trata de uma iniciativa pioneira no Brasil, por reunir o poder público e a academia na coleta de dados consistentes sobre o sistema carcerário estadual, possibilitando a elaboração de políticas mais efetivas com o objetivo de ressocializar o preso.

A pesquisa, informa a professora, foi realizada em unidades prisionais de todas as macrorregiões do Estado do Ceará. Foram entrevistados 12.040 internos em casas de privação provisória de liberdade, institutos penais, hospital e instituto psiquiátrico judiciário, cadeias públicas e distritos policiais. O universo pesquisado englobou homens e mulheres apenados em regime fechado, presos provisórios e pessoas em regime semiaberto, no entanto, recolhidas.

Fonte: Profª Celina Lima, do Laboratório de Estudos da Violência – fone: 85 3366 7425