Reitor recebe time campeão de vôlei e anuncia CUCA em parceria com a Prefeitura

Imagem: Reitor recebe integrantes da equipe de vôlei masculino da UFC (Foto: Jr. Panela)"Como aluno, vivi um momento que não foi dos melhores na Universidade. Hoje, mesmo com as dificuldades, me orgulha ver como a UFC está no esporte. A gente percebe o carinho, o reconhecimento, e fica satisfeito. Quem trabalha vence". O testemunho do técnico da equipe de vôlei masculino da Universidade Federal do Ceará, Galba Ribeiro, reflete a boa fase do desporto universitário da Instituição, principalmente no vôlei, modalidade na qual a UFC foi campeã da segunda divisão dos Jogos Universitários Brasileiros 2014.

O time vitorioso foi recebido na manhã desta sexta-feira (12) pelo Reitor Jesualdo Farias, que parabenizou a equipe pelo resultado e agradeceu o empenho dos atletas. "Estamos trabalhando para trazer mais troféus e manter a UFC como uma das melhores no esporte", disse o Prof. Jesualdo. No ranking nacional da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a UFC ocupa a 7ª posição, ultrapassando dezenas de instituições públicas e privadas do País.

O Reitor aproveitou o encontro com os atletas para anunciar novidades relacionadas ao esporte na UFC. Dentre elas, a criação de um Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, equipamento que funcionará em interface com o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. Trata-se de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Fortaleza, e a expectativa é de que o equipamento comece a ser construído em 2015.

De acordo com o Reitor, o CUCA terá perfil voltado, principalmente, para atividades esportivas, visando atender, prioritariamente, crianças e jovens de comunidades do entorno do Campus do Pici. O Iefes e outras unidades da UFC participarão através de projetos de extensão, ensino e pesquisa em áreas como formação esportiva, escolinhas, dentre outras. Alunos e professores terão, nesse Centro, uma oportunidade de aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

O Reitor também afirmou que há grande expectativa de protagonismo da UFC na utilização do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, obra do Governo do Estado do Ceará que poderá ser inaugurada, ainda neste ano, ao lado do estádio Arena Castelão. A UFC foi convidada a discutir sua participação nas atividades do complexo multiesportivo, o que deverá beneficiar todas as áreas esportivas da Universidade. O diálogo entre a Reitoria e o Governo do Estado está em fase avançada e deverá ter continuidade com a nova gestão do Executivo, no início de 2015.

Imagem: Reitor recebe integrantes da equipe de vôlei masculino da UFC (Foto: Jr. Panela)O Reitor informou, ainda, que a UFC luta para a criação de uma rubrica dedicada aos esportes no orçamento da Instituição, e tem feito articulações com o Governo Federal para conquistar o direito de dedicar recursos anuais a esse setor. Ele também anunciou que tem negociado parcerias para financiamento do desporto, com boas expectativas de resultado ainda em 2015. Além disso, no fim de janeiro, será discutido um planejamento bianual (2015-2016) para o esporte na UFC, com participação de todas as unidades envolvidas nessa atividade.

"A Universidade tem de ser referência em ensino, pesquisa e extensão, e isso nós já conquistamos. Mas nós também precisamos ter visibilidade em cultura, arte e esportes. Sem isso, a Universidade não cumpre completamente sua missão", avaliou o Reitor na manhã desta sexta-feira.

ATLETAS – Do encontro com o Prof. Jesualdo, na Reitoria, participaram o técnico do time de vôlei, Galba Ribeiro, o coordenador de Atividades Esportivas da UFC, Wildner Lins, o diretor da Divisão de Desporto de Rendimento, Ricardo Barreto, e os seguintes atletas do time de vôlei masculino: Davi Benevides Pinto (levantador), Nicolas Miranda (levantador), Renan Alisson Gondim (levantador), Gabriel Medeiros Vieira (meio de rede) e Antônio Lourenço de Araripe (meio de rede). Também fazem parte do time: Ronaldo Freitas (ponta), Victor Jorge (ponta e capitão), Guilherme Henrique (meio), Max Nunes (oposto), Gabriel Félix (líbero), Dyhonanthan Bessa (meio de rede) e Raul Oliveira (meio de rede).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331