Universalizar internet sem fio na UFC é desafio na área de TI para 2015

Imagem: Reunião entre o Reitor Jesualdo Farias e representantes da STI e da RNPO Reitor da UFC, Jesualdo Farias, afirma que tem dois desafios para este ano no setor de Tecnologia da Informação: a universalização da Internet sem fio em toda a Instituição (Capital e Interior) e a requalificação da Internet interna. Observou que um trabalho significativo está sendo realizado na área, intensificado nos últimos dois anos, tanto assim, que "avançamos na classificação que é feita, periodicamente,  pelo Tribunal de Contas da União (TCU)". Em 2012, no levantamento realizado pelo TCU em 95 instituições federais, a UFC ficou na 89ª colocação. Dois anos depois (2014), entre 102 instituições pesquisadas, alcançou o 17º lugar, um resultado "fruto do processo que tem por objetivo a melhoria do sistema de governança de TI", reconhece o Reitor.

A rede de fibra óptica que transmite sinal da Internet para os campi da UFC em Fortaleza tem 95 km de extensão, dos quais 75 são da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará e há projeto de expansão para 2015. Essa foi uma das informações dadas durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (22), na Reitoria, entre o Reitor Jesualdo Farias, o Diretor-Executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, Prof. Joaquim Bento Cavalcante Neto, e o Coordenador Técnico da RNP, Marcos Frota, responsável pelo Ponto de Presença da Rede no Estado.

A rede está mais rápida, melhorou como um todo, destaca o Prof. Bento Cavalcante. O Reitor faz questão de destacar o trabalho feito em parceria com a RNP e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), por meio do Cinturão Digital, a base de distribuição de Internet para os campi do Interior. São poucas as universidades, como a UFC, que têm ligação com todos os campi por meio de fibra óptica, ressalta.

CERTIFICADOS DIGITAIS – Todas as transmissões na rede da UFC terão Certificado Digital, o que confere segurança nas informações, uma demanda de órgãos de controle. O convênio, assinado nesta quinta-feira (22) com a RNP, não acarreta custos financeiros para a Universidade. Professores e servidores técnico-administrativos estão sendo preparados, por meio de cursos, para trabalhar com segurança.

AGILIDADE – Um trabalho conjunto com a Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra) está sendo feito para substituir licitações no caso de necessidade de reparos no âmbito do setor de TI, informou o Prof. Bento Cavalcante. Será realizado um Registro de Preços, o que agilizará determinadas ações, como o processo de consertos e reparos, observou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332