Reitor anuncia novidades na área de desenvolvimento e capacitação de servidores da UFC

Em 2015, vão ser lançados 60 cursos na UFC para atender 1.500 servidores. Outras 500 oportunidades serão ofertadas fora da Universidade, para contemplar também os servidores do Interior. De acordo com o Reitor Jesualdo Farias, serão investidos em 2015 mais de R$ 2 milhões para o programa de capacitação dos servidores da Instituição.

"A UFC tem como um de seus eixos de política de melhoria da qualidade da Instituição a capacitação de seus servidores. Isso para nós é fundamental, e tenho sempre dito a todos os nossos gestores que para a capacitação de recursos humanos não há limite, nem financeiro, nem orçamentário. O que precisarmos, iremos atrás e iremos implantar", destacou o Prof. Jesualdo Farias.

Outra novidade para este ano será a verba destinada, após aprovação do orçamento, exclusivamente para servidores estudantes ou com até um ano de conclusão do curso, como apoio para apresentarem trabalhos em congressos no País, pagamento de passagem e inscrição nos eventos. Também estará em processo de licitação, após abertura do orçamento, a expansão do Centro de Formação do Servidor, com ampliação de salas de aula e área de convivência, no Campus do Benfica.

O lançamento do plano anual de desenvolvimento e capacitação da UFC para 2015 será realizado no próximo mês. O Reitor Jesualdo Farias explica que esse programa está relacionado com o Plano Institucional de Desenvolvimento dos Servidores Técnico-Adminstrativos, uma demanda da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce). "Trabalhamos todo esse projeto também em parceria com o Sindicato, sempre estivemos abertos a sugestões e continuaremos ainda para a melhoria do plano de capacitação", ressaltou.

GRADUAÇÃO E MESTRADO – De acordo com o Reitor Jesualdo Farias, a UFC vai continuar a ofertar o Curso Tecnólogo em Gestão da Qualidade, que formou a primeira turma em 2015. "E vamos levar ao CEPE [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão], e posteriormente ao Consuni [Conselho Universitário] para análise, a proposta de criação de mais dois cursos de graduação, também de tecnólogos: Gestão Social e Cultural e Gestão Organizacional e Liderança", explicou. Os projetos estão sendo desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação e, se aprovados neste ano, estarão disponíveis no próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) também terá continuidade e, para este ano, segundo Jesualdo Farias, já foi solicitado à coordenação o projeto para iniciar sua turma de doutorado, necessitando da autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para funcionamento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331