Ônibus BrincarMóvel recebe visitas do público até hoje (1º) na Reitoria

Imagem: Ambiente interno do BrincarMóvelO BrincarMóvel foi inaugurado na tarde da última sexta-feira (27) e já foi aprovado pelo público-alvo: as crianças. Estacionado nos jardins da Reitoria da UFC, o veículo foi aberto ao público após um rápido ato formal, com fala das autoridades acadêmicas, quando a criançada presente passou a desfrutar dos brinquedos oferecidos.

De video games a jogos de tabuleiro, de escorregadores e balanços aos jogos de montar. Recreadores – estudantes de Pedagogia, de Educação Física e Psicologia, bolsistas remunerados e voluntários – orientavam a criançada nas brincadeiras e com elas também brincavam em atividades de pintura.

Ressaltando a necessidade de "termos um olhar mais atento para nossas crianças", a Profª Márcia Maria Tavares Machado, Pró-Reitora de Extensão, lembrou que a proposta do BrincarMóvel é inovadora e se destaca por resgatar a cultura lúdica, "além de ser um grande projeto de extensão", complementou. A Pró-Reitora falou em nome do Reitor Jesualdo Farias, que cumpre agenda oficial no Rio de Janeiro.

Veja mais fotos da inauguração do BrincarMóvel no Flickr da UFC

O pronunciamento do Prof. Antonio Barroso Lima, diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), foi em formato de acróstico a partir da palavra BrincarMóvel. Assegurou que o equipamento é o maior do gênero no País e foi concretizado pela perseverança e tenacidade do Prof. Marcos Teodorico Almeida.

Imagem: Na parte externa, videogame é uma das atraçõesPARA CONTAGIAR – Dizendo-se muito feliz naquele momento em que fazia a entrega do BrincarMóvel à comunidade, o Prof. Marcos Teodorico desejou que a ideia "possa contagiar" instituições públicas e privadas para que ônibus semelhantes possam ser replicados. Além de oportunizar o brincar, o equipamento serve à pesquisa e estudos para alunos de diversas áreas do conhecimento, observou o Prof. Marcos Teodorico.

Demonstrando reconhecimento aos que contribuíram para que o BrincarMóvel fosse uma realidade, o Prof. Marcos Teodorico entregou placas homenageando o Reitor Jesualdo Farias; a Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão; o Instituto de Educação Física e Esportes (representado pelo diretor Prof. Barroso Lima); e o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira.

PROCESSO – O processo que culminou com a aquisição do ônibus que funciona como BrincarMóvel foi encaminhado como uma solicitação de compra, com termo de referência e tudo que é exigido para que seja feita uma licitação, informou o Prof. Barroso Lima, diretor do Iefes. Saiu vencedora a empresa Ancar, sediada em Caucaia "para sorte nossa, porque assim pudemos acompanhar de perto a construção do equipamento", acrescentou o Prof. Lima.

Imagem: Prof. Marcos Teodorico, idealizador do BrincarMóvel, comemora com professores da UFC a inauguração do equipamentoNa parte interna do ônibus, além de espaço para as brincadeiras, há também um ambiente que se transforma em pequena sala, com prateleiras com caixas de jogos, livros e revistas, além de sala para projeção de filme em 4D. Externamente, o ônibus dispõe de toldo e também de telão para jogos e filmes. As cores são atrativas e o design da traseira e o da dianteira do BrincarMóvel lembram um gato e um transformer, respectivamente.

VISITAS – Neste sábado (28), o BrincarMóvel estará aberto à visitação e preparado para receber crianças, das 8h às 12h. Também ficará nos jardins da Reitoria até o dia 1º de abril, sendo aberto à visitação da comunidade universitária. Para agendar a visita do equipamento em escolas e demais instituições, basta entrar em contato através do telefone (85) 3366.9216.

Fonte: Prof. Marcos Teodorico Almeida, coordenador do Labrinjo – fone: 85 3366 9216