Prof. Henry Campos assume exercício da Reitoria destacando continuidade

Imagem: Professores Jesualdo Farias e Henry Campos se abraçam durante transmissão de cargoLogo após a renúncia do agora ex-Reitor Jesualdo Farias na tarde da última segunda-feira (20), durante reunião do Conselho Universitário (Consuni), o Prof. Henry Campos assumiu o exercício da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O termo de transmissão de cargo foi lido pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz. Segundo Henry, sua gestão será pautada pela continuidade administrativa e no aprofundamento das conquistas registradas nos últimos anos.

"Vamos dar continuidade a esse projeto e aprofundar algumas questões", resumiu Henry Campos. Como principais desafios, o Reitor em exercício citou o objetivo de intensificar o processo de internacionalização e contribuir para melhorar ainda mais os cursos de graduação e de pós-graduação. "Compartilhar e servir à comunidade é a melhor marca que posso deixar", disse.

Leia também: Ao renunciar, Prof. Jesualdo Farias faz balanço dos sete anos de mandato à frente da UFC

AGRADECIMENTO – Em suas primeiras palavras como Reitor em exercício, Henry Campos agradeceu a Jesualdo Farias pelo grande desempenho à frente da Universidade e fez elogios ao novo titular da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC). "É por conta dessa projeção, derivada de seu talento, seriedade, bom senso e tantos outros predicados, que hoje o Prof. Jesualdo nos deixa, para assumir a direção da SESu", pontuou.

Dirigindo-se diretamente ao ex-Reitor, Henry Campos destacou o compromisso de honrar o legado de Jesualdo e de perseguir metas para a melhoria e o crescimento da Universidade. "Em sintonia com seu pensamento, garantirei a continuidade administrativa, sem descuidar das correções de rumo que, eventualmente, se façam necessárias”, salientou. Clique e acesse a íntegra do discurso do Prof. Henry Campos na despedida do Prof. Jesualdo Farias.

TRÂMITE – O primeiro ato de Henry Campos como Reitor em exercício foi a assinatura de uma portaria autorizando a cessão de Jesualdo Farias à SESu. A partir desta data, o Reitor em exercício tem 60 dias para realizar a consulta que vai resultar na lista tríplice a ser enviada à Presidência da República, responsável pela nomeação do novo Reitor, cujo mandato terá duração de quatro anos.Imagem: Prof. Henry lendo mensagem logo após assumir exercício da Reitoria

PERFIL – Henry de Holanda Campos é natural de Fortaleza, Ceará. Graduou-se em Medicina pela UFC em 1975 e, em 1977, concluiu residência médica em Nefrologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem mestrado e doutorado em Nefrologia e pós-doutorado em Imunologia de Transplantes, pela Universidade René Descartes, de Paris, França. Em 1980, ingressou como professor-assistente da Faculdade de Medicina da UFC, da qual foi diretor entre 1999 e 2007, quando assumiu a Pró-Reitoria de Extensão da UFC. Em outubro de 2008, assumiu a Vice-Reitoria da UFC.

Desde 2013 é assessor especial do Ministro da Educação para Educação nas Profissões da Saúde. Coordena o processo de expansão das escolas médicas na Rede Federal de Ensino Superior como Coordenador da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM). É consultor da Secretaria da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Ministério da Saúde) e consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Veja a íntegra do curriculum vitae e o currículo lattes do Prof. Henry Campos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332