5º Brincar na UFC ocorre no próximo sábado (30); evento é aberto ao público

Imagem: O Diretor do Museu da Infância e do Brinquedo da UFC, Prof. Marcos Teodorico, brinca com visitantes da exposição (Foto: Igor Grazianno/CCSMI/2013)A quinta edição do Brincar na UFC: um Direito de Todos ocorre no próximo sábado (30), das 8h às 12h, no Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) e na Casa de José de Alencar (CJA). O evento é aberto à população em geral e consiste em uma grande festa lúdica com brincadeiras e jogos, em comemoração do Dia Internacional do Brincar.

Os organizadores são o Prof. Marcos Teodorico, coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) da UFC, e o diretor da Casa de José de Alencar, Frederico Pontes. Durante as quatro horas de evento, haverá uma série de atividades, com brincadeiras, oficina de criação de jogos tradicionais, contação de histórias, visita ao Museu da Infância e do Brinquedo (MIB), além de várias apresentações.

Destaque da programação, o BrincarMóvel – ônibus adaptado com diversos tipos de brinquedos, dos mais artesanais a videogames – estará aberto à visitação na CJA. Segundo os organizadores, a ideia é transformar o espaço em uma grande brinquedoteca.

"O mais importante é vermos a importância do brincar como um direito de todos os indivíduos, em especial das crianças. Por isso queremos que esse momento seja uma festa de toda a família, cheia de alegria e vida, para que os filhos possam brincar com os pais, com os irmãos, com os amigos", diz Teodorico. Várias instituições serão parceiras do evento.

Imagem: Cartaz do 5º Brincar na UFC: um Direito de Todos (Imagem: Divulgação)O Iefes fica no bloco 320 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n), e a CJA fica na Av. Washington Soares, 6055, Messejana. Mais informações no site do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula), na página do Celula no Facebook ou ainda pelo telefone da Casa de José de Alencar (85 3229 1898).

CONHECENDO A EXTENSÃO DA UFC – O Projeto Conhecendo a Extensão da UFC disponibiliza ônibus para quem desejar participar das atividades do 5º Brincar na UFC na Casa de José de Alencar. O transporte sairá às 8h do Museu de Arte (Av. da Universidade, 2854, Benfica). Para se inscrever, basta preencher o formulário on-line.

DIA DO BRINCAR – o Dia do Brincar (30 de maio) foi criado pela Associação Internacional de Brinquedoteca (ITLA, na sigla em inglês). Há alguns anos, o mês de maio vem sendo dedicado à comemoração lúdica e à valorização do brincar em diferentes países, inclusive no Brasil.

Leia mais: BrincarMóvel continua aberto a visitas na Casa de José de Alencar

Fonte: Marcos Teodorico Almeida, coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) da UFC – fone: 85 3366 9216; Frederico Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fone: 85 3276 2379