MEAC se engaja na Semana Mundial da Amamentação, de 1º a 7 de agosto

Imagem: Na Semana Mundial da Amamentação são realizadas ações de promoção, informação e estímulo à amamentação por mulheres que trabalham (Foto: Wilson Dias/ABr)A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC, se engaja na Semana Mundial da Amamentação (1º a 7 de agosto) e intensifica as ações de promoção, informação e estímulo à amamentação por mulheres que trabalham. A Semana é uma iniciativa da Aliança Mundial em Ação para o Aleitamento Materno (WABA), que reúne organizações em 120 países dos cinco continentes.

Com o tema "Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos", a campanha tem entre os objetivos promover o apoio à mulher que trabalha para que continue amamentando, reforçar as ações dos empregadores para que as empresas sejam "amigas da amamentação", informar sobre os avanços mais recentes dos direitos de proteção à maternidade, apresentar e facilitar práticas de apoio que possibilitem às mulheres que trabalham no setor informal seguirem amamentando, envolver e formar parcerias com grupos, como associações, sindicatos, organizações de proteção dos direitos do trabalhador e da mulher.

Na MEAC, a programação começa com a participação de enfermeiras do Banco de Leite Humano no evento "A Hora do Mamaço", que acontece neste sábado (1º), a partir das 8h30min, no Passeio Público, no centro de Fortaleza. Além das orientações sobre como ordenhar e estocar leite humano, elas vão lançar uma campanha pela arrecadação de potinhos de vidro com tampa de plástico (como os de café e maionese), usados para a doação de leite materno aos bebês prematuros atendidos na Maternidade-Escola. Estão programadas 39 atividades de orientação e sensibilização para o tema ao longo da semana. A programação completa está disponível no site da MEAC.

O tema da SMAM 2015 sobre mulheres trabalhadoras que amamentam revive a campanha de 1993 sobre a iniciativa de um Local de Trabalho Amigo das Mães Trabalhadoras. No Brasil, a legislação oferece quatro meses de licença-maternidade para trabalhadoras da iniciativa privada e seis meses para funcionárias públicas. A MEAC tem equipe de profissionais capacitadas para auxiliar no projeto de criação das Salas de Apoio à trabalhadora que amamenta. As empresas interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano para pedir orientações, através do telefone (85) 3366.8509.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC-Ebserh – fone: 85 3366 8183