Procurar no portal

Nota sobre a ocupação da Reitoria

A Reitoria da Universidade Federal do Ceará foi invadida por um grupo de estudantes no final da tarde dessa terça-feira, 1º de setembro, seguindo-se um processo de ocupação que interrompeu violentamente os serviços em curso. Portas foram quebradas e houve pichação do salão nobre e da galeria dos ex-Reitores, confisco das chaves do prédio e uso de móveis e utensílios para criar barricadas, além do impedimento de professores e técnicos de saírem espontaneamente do prédio.

Antecedendo a esse ato, na manhã de ontem, o Vice-Reitor no exercício da Reitoria recebeu o comando de greve dos estudantes. A tônica da reunião foi a abertura da agenda da Reitoria para encontros permanentes. Nessa ocasião, o comando de greve dos estudantes entregou um relatório contendo reivindicações e foi acertado que um diálogo permanente seria mantido – processo esse que foi sumariamente interrompido pelo ato de invasão.

Após a ocupação, negociações se seguiram até a madrugada. Ficou acordado que o grupo desocuparia a Reitoria às 6h desta quarta-feira, retomando o que já havia sido combinado na reunião da manhã anterior. Parte dos ocupantes cumpriu o acordo, mas um pequeno grupo permaneceu no prédio, desrespeitando o que havia sido acertado.

A Reitoria da UFC reitera seu compromisso com a Universidade Pública, Gratuita e sempre em busca de Qualidade, e tem clareza de que o diálogo é a melhor maneira de conduzir a Instituição.

Prof. Custódio Almeida
Vice-Reitor no exercício da Reitoria

Leia mais:
UFC oferta mais de 4,5 mil benefícios de assistência estudantil

Em encontro com residentes, UFC reafirma prioridade para assistência estudantil

Refeitórios dos campi de Quixadá e Sobral da UFC funcionam em novos prédios

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300