Confira a programação de setembro do Teatro Universitário

Imagem: Cena do espetáculo "Rabiscos de Uma Quase Existência" (Foto: Allan Phablo Queiroz)Em setembro, ainda serão apresentados no TU dois espetáculos da Trupe Motim de Teatro, do município de Quixeré. O primeiro é "Animus", dirigido por Flávio Gonçalves. Além dele, fazem parte do elenco Beatriz Souza e Henrique Oliveira. A peça, encenada nos dias 18 e 25 de setembro, também a partir das 20h, é um espetáculo em construção, onde atores executam quadros sorteados em cartas, afetando-se e sendo afetados pela plateia, espaços, sons, erros e acertos. O público envolve-se com a arte enquanto processo, tendo como base o Teatro da Morte, idealizado pelo artista polonês Tadeusz Kantor (1915-1990).

O segundo espetáculo da Trupe Motim de Teatro no TU ocorre nos dias 19 e 26 de setembro, às 20h. "Rabiscos de Uma Quase Existência" é livremente inspirado no livro Van Gogh, o suicidado da sociedade, de Antonin Artaud (1896-1948), e nas poesias de José Marcelo Ribeiro, poeta quixereense. A peça relata a vida de Edgar, artista tido como louco pela sociedade que tenta de várias formas fugir de sua própria loucura. O espetáculo segue os princípios do Teatro da Crueldade, linha pesquisada pela Trupe. A atuação, o cenário, o figurino, a sonoplastia e as projeções conduzem o espectador a uma experiência sensorial na qual as ações se encaixam. Entre os temas abordados neste drama existencial estão a solidão dos homens, a incompreensão dos artistas e a loucura vista de forma filosófica. A peça tem no elenco Alexandre Martins, Beatriz Souza e Henrique Oliveira, que também a dirige.

Os ingressos para os dois espetáculos da Trupe Motim de Teatro custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832 ou pelo perfil do TU no Facebook.

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832