Resposta da UFC à pauta de reivindicação dos estudantes

Imagem: O documento com as respostas da UFC foi entregue durante reunião com os estudantes (Foto: Jr. Panela)O Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, apresentou, na manhã desta sexta-feira (2), a resposta oficial da Instituição em relação às demandas entregues pelo comando de greve dos estudantes.

Os pontos de pauta indicados foram apresentados em reuniões ocorridas nos dias 1º, 11 e 21 de setembro de 2015. Um próximo encontro com os representantes discentes está marcado para o dia 14 de outubro, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

A íntegra do documento entregue na manhã desta sexta-feira segue abaixo:

1. Calendário Universitário 2015
Ao final da greve, a Reitoria encaminhará ao CEPE o calendário para reposição integral do período de paralisação.

2. Reajuste das bolsas de graduação
O referencial de valor das bolsas na UFC é nacional. Reajustes serão autorizados pela Reitoria com base nos valores estabelecidos para as bolsas de iniciação científica do CNPq.

3. Café da manhã no RU
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está encarregada de fazer a avaliação das condições necessárias à oferta de café da manhã no Restaurante Universitário a partir do primeiro semestre letivo de 2016.

4. RU aos sábados
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está encarregada da avaliação das condições necessárias ao atendimento dessa demanda.

5. Extensão do horário do jantar até as 20h
Essa proposta já está sendo analisada pela empresa contratada para o fornecimento de alimentação aos Restaurantes Universitários da UFC. E já será implantada se não implicar custos com pagamento de pessoal sobre o orçamento de 2015.

6. Conclusão da obra do RU do Pici
Essa obra já está em fase de conclusão. A Superintendência de Infraestrutura da UFC disponibilizou horário semanal para atender os estudantes interessados em informações sobre obras.

7. Obras nas Residências Universitárias
A Superintendência de Infraestrutura da UFC disponibilizou horário semanal para atender os estudantes interessados em informações sobre as obras nas residências.

8. Conclusão das obras de Sobral
O prédio do Restaurante Universitário de Sobral já está concluído. O novo prédio do Curso de Odontologia já está em processo de conclusão, e muitas atividades acadêmicas foram alocadas para lá e já estão acontecendo. As obras do novo edifício que sediará os cursos de Psicologia, Finanças, Ciências Econômicas e Música estão sendo executadas e em ritmo normal.

9. Atividades da Bolsa de Iniciação Acadêmica
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está empenhada em tornar as atividades da Bolsa de Iniciação Acadêmica cada vez mais formativas e integradas aos saberes desenvolvidos nos currículos dos cursos. Nesse sentido, as  atividades dessa bolsa  começaram a ser redefinidas  a partir de 2013, quando parte delas foi alocada no Programa de Aprendizagem Cooperativa da Prograd. Em 2014 e 2015 mais bolsistas foram encaminhados para setores acadêmicos, tais como laboratórios e bibliotecas. Em 2016 pretendemos concluir todo o trabalho de realocação dos estudantes dessa modalidade de bolsa. Esse processo deverá acontecer de forma participativa envolvendo professores e técnicos ligados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e, também, bolsistas e ex-bolsistas de Iniciação Acadêmica.

10. Circulação dos ônibus intercampi
Essa pauta está sendo tratada com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e com a Superintendência de Infraestrutura. Alguns encaminhamentos já foram dados em reuniões recentes com a participação dos estudantes.

11. Contratação de motorista para ônibus em Sobral
Solicitação já atendida.

12. Construção de creche
O atual compromisso da Reitoria da UFC é com a manutenção e ampliação do auxílio-creche.

13. Reajuste do valor do auxílio-creche
O reajuste será concedido em 2016, com base nos índices de inflação de 2014 e 2015.

14. Auxílio-creche para pais
Solicitação atendida para ser iniciada em 2016. A PRAE deverá definir os critérios para execução dessa demanda.

15. Bolsas de extensão para cursinho preparatório do ENEM
Demanda atendida. O cursinho passará a receber bolsa a partir de 2016, desde que esteja cadastrado como projeto de extensão.

16. Ampliação dos serviços de assistência médica para estudantes de pós-graduação
Os serviços de assistência médica e odontológica na UFC são mantidos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), e por definição normativa, somente os estudantes de graduação poderão ser atendidos pelos serviços mantidos com recursos do Pnaes.

17. Implantação de uma Comissão Permanente de Direitos Humanos
Essa comissão já foi instituída por meio de portaria do Reitor.

A Administração Superior da UFC está à disposição para qualquer esclarecimento.

Prof. Custódio Luís Silva de Almeida
Vice-Reitor