Seminário promove discussão sobre uso e abuso de drogas com a comunidade universitária

Legalização e descriminalização da maconha e uso excessivo de medicamentos como forma de enfrentamento das tristezas cotidianas foram os assuntos discutidos no 3º Seminário sobre o Uso/Abuso de Drogas, promovido pela Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPs) da Progep, que aconteceu no dia 27 de outubro.

Os temas foram debatidos por 105 participantes, entre servidores técnico-administrativos e docentes, estudantes e comunidade externa da UFC, com destaque para os profissionais da saúde.

A programação do seminário teve a participação do projeto Quero Ver Teatro, que apresentou esquete relacionado aos temas discutidos no evento. Durante o dia aconteceram a mesa-redonda “Legalização/descriminalização da maconha”, com a presença do médico psiquiatra Rafael Baquit, membro do Movimento de Redução de Danos do Ceará, e do advogado Roberto Lassere, vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE; e a palestra “A medicalização da vida – por que negamos o direito de viver a tristeza?”, com a psicóloga Fabiana Miranda, membro do Centro de Referência à Infância (Incere).

PREVENÇÃO E ACOMPANHAMENTO – A DiAPs desenvolve um projeto de prevenção e acompanhamento do uso de drogas que busca dar apoio aos servidores com problemas de alcoolismo e outras drogas, como cigarro, maconha e crack. Ao perceber que o servidor necessita de ajuda, a chefia imediata ou a família podem procurar a Divisão, que fará o atendimento social.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial – fones: 85 3366 7887 e 3366 7411