Novos conhecimentos e experiências serão tratados no I Simpósio Cearense em Doença de Chagas

Imagem: A mesa formada pela Profª Maria de Fátima Oliveira, Hayne Felipe da Silva (Fundação Oswaldo Cruz), professores Fernando de Morais Bezerra, Carmelina Batista e Marta Maria de França Fonteles (Foto: Arlindo Barreto)Foi instalado, no dia 12, o I Simpósio Cearense em Doença de Chagas em solenidade realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, aberta com apresentação do coral Vozes da Saúde interpretando repertório de música popular brasileira. A Profª Maria de Fátima Oliveira, organizadora do evento, agradeceu a todos que apoiaram e colaboraram para a realização de Simpósio, que conta com a parceria do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Secretaria de Saúde do Estado e do Centro de Atendimento Farmacológico. Enfatizou, ainda, o fato de o serviço de atenção farmacêutica aos pacientes com doença de Chagas estar completando 10 anos.

O objetivo principal do simpósio, promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas da UFC, é difundir novos conhecimentos relativos a diagnóstico, clínica, tratamento, acompanhamento farmacoterapêutico e vigilância epidemiológica da doença, complementou Maria de Fátima, Diretora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFC.

SAUDE PÚBLICA – A doença de Chagas é considerada um problema de saúde pública na América Latina. Estima-se que existam de 7 a 8 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo, principalmente em países latino-americanos. É considerada, também, a mais importante parasitose endêmica no México e na América do Sul. Na região, aproximadamente, 14 mil pessoas morrem devido a essa enfermidade a cada ano.

Imagem: Simpósio foi realizado no Auditório da Reitoria da UFC (Foto: Arlindo Barreto)A mesa que presidiu o ato de instalação do evento, além da Profª Maria de Fátima Oliveira, foi formada por Hayne Felipe da Silva, representante da Fundação Oswaldo Cruz, e pelos professores Fernando de Morais Bezerra, Carmelina Batista e Marta Maria de França Fonteles.

A programação do simpósio a partir de hoje (13) e até seu encerramento amanhã (14) será desenvolvida no auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), localizado na Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, bairro Rodolfo Teófilo. O evento tem como público-alvo profissionais e gestores em saúde, professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e interessados no tema.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332