Central Analítica promove 1ª Reunião Anual de Usuários nesta sexta-feira (20)

Imagem: Cartaz com programação da 1ª Reunião Anual de Usuários da Central Analítica da UFCA 1ª Reunião Anual de Usuários da Central Analítica da UFC acontecerá nesta sexta-feira (20), das 8h30min às 17h, na sala de seminários do Departamento de Física (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), discutindo as "Fronteiras em Microscopia Óptica e Eletrônica". O evento celebra um ano de atividades da Central, cuja concepção remonta a 2011 e vem sendo construída de forma colegiada com pesquisadores de diferentes unidades acadêmicas da Instituição.

Com apoio da Administração Superior da UFC, que disponibiliza recursos financeiros e humanos através da contratação de técnicos e professores visitantes, a Central Analítica atua como laboratório aberto e multiusuário, disponibilizando aos usuários infraestrutura para realização de experimentos de microscopia óptica e eletrônica.

O primeiro ano de funcionamento da Central soma 3.148 horas de ensaios, atendendo a 150 projetos de pesquisa cadastrados de 27 programas de pós-graduação da UFC. As inscrições para a 1ª Reunião Anual são limitadas a quem possui projeto cadastrado no Laboratório, cerca de 200 usuários, entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

O Laboratório oferece, ainda, a capacitação de usuários através da realização de cursos, disciplinas em nível de pós-graduação e treinamento durante a execução dos projetos. Para melhorar os serviços oferecidos, a Central Analítica solicita continuamente a avaliação por parte dos usuários através da aplicação de questionários on-line e impessoais.

A Central Analítica recebeu financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes – Programa Pró-Equipamentos), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep – Programa de Infraestrutura Proinfra), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), e também da UFC. O relatório de atividades do primeiro ano da Central Analítica está disponível on-line.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica da UFC – fone: 85 3366 9915